Exposigdo/conferéncia;
Discussdo orientada;
Discussgo de estudos de caso em grupo;
Aprendizagem colaborativa.
Conhecer os percursos e processos preponderantes da formagdo em Enfermagem;
Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento pessoal e profissional;
Promover o pensamento critico-reflexivo;
Compreender a importancia dos processos de formação e aprendizagem ao longo da vida;
Definir o conceito de competéncia;
Identificar as competéncias acrescidas diferenciadas e avangadas do enfermeiro estomaterapeuta;
Perceber o processo de certificagdo da competéncia acrescida diferenciada e avangada de enfermagem em Estomaterapia.
Conhecer os elementos essenciais a formulação de um projeto de formação em servigo.
Estimula a aplicagdo do conhecimento e o cumprimento dos valores e normas legais da profissão;
Demonstra compromisso com as organizagdes envolvidas no processo de formaggo, sua visão, missão, valores e objetivos organizacionais;
Cria condigbes para discutir e esclarecer aspetos inerentes as situações experienciadas;
Garante a mobilizagdo de recursos cognitivos, afetivos, sociais, contextuais e técnico instrumentais;
Promove estratégias de atualização e implementação na garantia da melhoria continua nos contextos clinicos no &mbito da enfermagem em estomaterapia;
Estimula a discussão das praticas, envolvendo a equipa multidisciplinar no âmbito da estomaterapia, potenciando a partilha, atualizagdo e o pensamento critico-reflexivo;
Cria oportunidades promotoras para o desenvolvimento profissional de exceléncia na área da enfermagem em estomaterapia;
Encara a formag&o como oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional;
Garante uma atitude critico-reflexiva sobre a dimensão relacional no &mbito da enfermagem em estomaterapia;
Adequa, na medida do seu desenvolvimento, as melhores estratégias, o ritmo e a forma de assungdo gradual de autonomia na tomada de decisdo e no exercicio profissional;
Assegura a partilha e a reflexdo entre os pares supervisores/supervisados.
Nao
1. Percursos e processos de formação em Enfermagem
1.1.1 Integração da formação em Enfermagem no Sistema Educativo Nacional
2. Modelos de desenvolvimento pessoal e profissional
2.1. Modelo androgdgico da aprendizagem de adultos de Malcolm Knowles
2.2. Modelo bioecolégico do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner e Morris
2.3. Modelo de aquisição de competéncias de Benner
3. Processos de formação e aprendizagem ao longo da vida
3.1. Formagdo reflexiva
4. Competéncia Acrescida Diferenciada de enfermagem em estomaterapia
4.1. Perspetivas da Competéncia segundo Le Boterf e Perrenoud
4.2. Perspetiva normativa
4.2.1. Competéncia Acrescida
4.1.2. Competéncia Acrescida Diferenciada
4.1.3. Competéncia Acrescida Avancada
Trabalho de Grupo: 100.0%
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