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Resumo da Cadeira
Duração Anual
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4594
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática,
operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos
estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão
que tomam por base a experiência prática de cada um.


Objetivos de Unidade Curricular

Compreender o contributo dos referenciais tedricos na Enfermagem de Estomaterapia;
Desenvolver o expertise no processo de tomada de decisão e raciocinio clinico na Enfermagem de Estomaterapia;
Identificar os fatores que influenciam a tomada de decisão e o raciocinio clinico;
Desenvolver capacidade de concegéo de cuidados de enfermagem em Estomaterapia.
Avalia as necessidades no exercicio profissional adequadas as fases do processo de tomada de decisão;
Analisa a conceção de cuidados de enfermagem baseada no conhecimento formal e saber préxico;
Transfere o conhecimento, o raciocinio clinico e a evidéncia para as praticas em Enfermagem de Estomaterapia;
Aplica o conhecimento formal e o saber praxico na concegdo de cuidados aquando das préticas em Enfermagem de Estomaterapia;
Reflete sobre a relevéncia dos Sistemas de Apoio & Tomada de Decisão na Enfermagem de Estomaterapia.


Estagios

Nao


Programa

A relevancia dos referenciais tedricos na Enfermagem
Pensamento critico para o processo de tomada de decis&o e resolução de problemas de enfermagem
Fases do processo de tomada de decisão
Processo de tomada de decisão baseado na evidéncia
Processo de tomada de decisão baseado nos dados
Tomada de decisdo colaborativa
Fatores que influenciam o processo de tomada de decisdo
Terminologias e Ontologias de Enfermagem
O conhecimento formal e o saber práxico na concegdo de cuidados
Capacidade de Raciocinio clinico
Desenvolvimento do raciocinio clinico e do conhecimento na pratica clinica
Sistemas de Apoio a Tomada de Decisdo em Enfermagem


Métodos de Avaliação

Avaliação Continua

Trabalho de Grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

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Benner, P. (2001). De Iniciado A Perito: Exceléncia E Poder Na Prática Clinica De Enfermagem (Ed.
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Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015). Knowledge Development In Nursing: Theory And Process. United States
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