Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar as competências, princípios e fundamentos da atuação do osteopata em contexto desportivo;
  • Utilizar corretamente instrumentos de avaliação adequados;
  • Conhecer, avaliar e intervir nas principais patologias associadas à prática desportiva;
  • Avaliar o gesto técnico associado a diferentes modalidades desportivas e delinear estratégias de retorno à atividade;
  • Desenvolver e reconhecer a importância das estratégias de comunicação com outros agentes no meio desportivo;
  • Explicar de forma coerente o raciocínio clínico subjacente ao mecanismo de ação e efeitos fisiológicos das técnicas osteopáticas executadas.
  • Executar corretamente os diferentes tipos de técnicas osteopáticas utilizadas em patologia desportiva, enumerando as suas indicações e contraindicações.

Conteúdos programáticos

  • Princípios, fundamentos e raciocínio clínico em osteopatia aplicada à prática desportiva;
  • Papel do osteopata no desporto;
  • Abordagem osteopática nas diferentes modalidades;
  • A dicotomia da intervenção na causa do problema/intervenção nos sintomas;
  • Ferramentas de avaliação;
  • Decisão e diagnóstico osteopático;
  • Patologias mais comuns no desporto: pubalgia, entorse, raquialgias, tendinopatias;
  • Compensação e relação da lesão com o gesto técnico;
  • Optimização do gesto técnico a harmonia musculoesquelética;
  • Intervenção osteopática nas patologias desportivas mais comuns;
  • Técnicas estruturais, recuperação fascial e muscular: a importância da intervenção craniana, visceral e ATM;
  • Comunicação com os vários profissionais que lidam com o atleta;
  • Regresso à actividade - return to play;
  • Indicações e contraindicações da Osteopatia no desporto;
  • Discussão de casos clínicos

Metodologias/
Avaliação

A unidade curricular é semestral e constituída por aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais. Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e activo, recorrendo à análise de estudos de caso para melhor assimilação dos conteúdos trabalhados. Utilizar-se-á também o método demonstrativo, em que o corpo docente executa as técnicas e treina cada estudante na aplicação correta e na interpretação adequada das mesmas, enfatizando a concretização das tarefas de avaliação e intervenção osteopática pelos alunos.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Márcio Domingues
(Prof. Doutor)

Partilhar curso