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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Reconhecer os aspetos chave, da caracterização e do conteúdo funcional da profissão de Osteopatia;
  • Enquadrar a Osteopatia, no seu contexto histórico;
  • Nomear os princípios da Osteopatia; Identificar as principais competências e áreas de intervenção do Osteopata;
  • Conhecer os padrões de prática e os princípios de conduta essencial do Osteopata, nomeadamente os princípios éticos e deontológicos da profissão;
  • Conhecer a legislação que regulamenta o exercício profissional;
  • Perceber os conceitos de saúde e de doença;
  • Identificar os principais agentes do Sistema Nacional de Saúde, os modelos e as políticas de saúde nacionais e internacionais.
  • Reconhecer as organizações profissionais de Osteopatia a nível nacional e internacional;
  • Adotar uma atitude reflexiva perante o papel da Osteopatia e do Osteopata.

Conteúdos programáticos

  • Definição de Osteopatia – caracterização e conteúdo funcional da profissão;
  • Evolução histórica da Osteopatia e das Terapêuticas Não Convencionais a nível nacional e internacional;
  • Princípios da Osteopatia; Competências e áreas de intervenção do Osteopata;
  • Padrões de prática, princípios de conduta éticos e deontológicos do Osteopata;
  • Legislação que regulamenta o exercício profissional da Osteopatia;
  • Conceitos de saúde e de doença; Modelos e as políticas de saúde nacionais e internacionais;
  • Organização do Sistema Nacional de Saúde português e enquadramento da Osteopatia no mesmo;
  • Enquadramento da Osteopatia nos sistemas de saúde a nível internacional;
  • Organizações profissionais de Osteopatia nacionais e internacionais.

Metodologias/
Avaliação

A unidade curricular é semestral e constituída por aulas teóricas, teórico-práticas e de orientação tutorial. Nas aulas teóricas e teórico-práticas serão utilizados os métodos expositivo e interrogativo, promovendo o debate e o esclarecimento de conceitos. Nas horas de orientação tutorial será privilegiada a análise reflexiva perante a realidade da profissão de osteopata no contexto atual e na sua perspetiva histórica.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Márcio Domingues
(Prof. Doutor)

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