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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

Ao longo da unidade curricular o estudante deve adquirir conhecimentos no enquadramento laboral e a lesgislação sobre SST, bem como conhecer o seu objeto de estudo. O estudante deve avaliar e identificar riscos profissionais no local de trabalho. O estudante deve ainda compreender os príncipios de uma cultura de prevenção, desenvolvendo comportamentos seguros no âmbito da segurança, higiene e saúde no trabalho, o estudante deve saber nomear medidas de prevenção e formas de implementação em contexto de trablho, bem como identificar causas e consequências dos acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Conteúdos programáticos

  • Introdução à segurança e saúde no trabalho: fundamentos de segurança e aspetos jurídicos;
  • Organização da segurança, higiene e saúde no trabalho;
  • Conceito dos diferentes tipos de riscos profissionais;
  • Gestão dos riscos laborais e acidentes de trabalho;
  • Biossegurança. Segurança biológica, química e física;
  • Segurança em prática clínica;
  • Sinalização de segurança: critérios de seleção, instalação e manutenção;
  • Gestão de resíduos. Métodos e técnicas de desinfeção e esterilização;
  • Princípios e métodos de avaliação dos riscos;
  • Elaboração de uma lista de verificação relativo ao levantamento de perigos e avaliação dos riscos, bem como a análise de medidas preventivas, em contexto de prática clínica;
  • Elaboração de uma mapa de avaliação de risco;
  • Análise e interpretação de casos práticos.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular de Higiene e Segurança em prática clínica são de natureza expositiva e participativa com recurso à demonstração, dando lugar a debates sobre os temas apresentados, discussão de casos, elaboração de trabalhos de grupo e tarefas de resolução de problemas em sala de aula.
A avaliação será contínua.

Regente da Unidade Curricular

Fernando Faria
(Prof. Especialista)

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