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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

Esta unidade curricular pretende dar conhecimentos sobre alimentação, de modo a que o estudante adquira conhecimentos essenciais sobre nutrição e alimentação, noção de constituintes alimentares, do processo digestivo e da alimentação saudável ao longo do ciclo de vida. É ainda objetivo desta unidade curricular capacitar o estudante e futuro acupuntor de conhecimentos sobre diferentes dietas e diferentes necessidades nutricionais em casos especiais do ciclo de vida, como a gravidez, aleitamento e ainda diferentes doenças crónicas e agudas em que possa ter de intervir.

Conteúdos programáticos

  • Introdução à Nutrição e Alimentação.
  • Conceitos gerais: Alimentação, nutrição, malnutrição e desnutrição e Dieta.
  • Rastreio e avaliação nutricional.
  • Avaliação do estado nutricional.
  • Componentes dos Alimentos.
  • Nutrientes e processo digestivo.
  • Macronutrientes e Micronutrientes: vitaminas e minerais.
  • Necessidades nutricionais. Cálculo das necessidades nutricionais.
  • Suplementos dietéticos.
  • Instrumentos de educação alimentar.
  • Padrão alimentar saudável.
  • Roda dos alimentos e pirâmides alimentares.
  • Regras e erros alimentares.
  • Comportamentos alimentares: Dieta mediterrânica e outras dietas em Portugal; Outras dietas no Mundo; fatores regionais e socioculturais.
  • Necessidades nutricionais ao longo do ciclo de vida. Necessidades nutricionais do latente e 1ª infância, da criança em idade escolar, do adolescente, do adulto, durante a gravidez e aleitamento e na 3ª idade. Nutrição na doença. Interação fármaco-nutriente.
  • Alimentação na doença: Diabetes, Hipertensão, obesidade e cancro

Metodologias/
Avaliação

Nesta unidade curricular será utilizado o método expositivo com recurso a participação ativa na resolução de casos de alterações alimentares, potenciando a ligação dos conteúdos teóricos à demonstração prática dos mesmos. Será ainda utilizado um método problem-based-learning com recurso a avaliação de situações reais/hipotética sem que será posto a prova não apenas os conhecimentos adquiridos, mas também a capacidade de avaliação de uma situação global e a capacidade de pesquisa dos estudantes.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Rosa Santos
(Prof.ª Doutora)

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