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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Reconhecer a importância das estratégias de gestão na organização de equipas e serviços;
  • Compreender os requisitos da Norma de Sistemas de Qualidade;
  • Analisar criticamente os dados tendo em vista a produção de indicadores da qualidade;
  • Identificar as características de um ambiente de cuidados seguro, através da utilização de estratégias de garantia de qualidade e de gestão do risco;
  • Identificar a função dos sistemas de comunicação e informação nas organizações de saúde;
  • Conhecer sistemas de gestão da informação clínica;
  • Compreender a problemática da partilha, acesso e segurança da informação.

Conteúdos programáticos

  • Princípios da gestão;
  • Particularidades da economia da saúde;
  • Gestão da qualidade;
  • Indicadores da qualidade: estrutura, processo e resultado;
  • Tecnologias da informação e comunicação nas organizações;
  • Registos clínicos eletrónicos;
  • Interoperabilidade de sistemas de informação;
  • Princípios de segurança e proteção de dados;
  • Confidencialidade da informação.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, através da interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Liliana Mota
(Prof.ª Doutora)

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