Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 30
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4613
Partilhar curso

Métodos de ensino

O estágio de natureza profissional com relatório final irá desenvolver-se em Unidades de Cuidados Intensivos específicas ou outros serviços de intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica à pessoa em situação crítica (220 horas de contacto) e em Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) ou Serviço de Urgência Polivalente/Médico-Cirúrgica (SU) (220 horas de contacto) o que possibilitará ao estudante o desenvolvimento de competências de tomada de decisão. O Estudante poderá optar por UCIP ou SU, sendo que no Estágio II terá que realizar obrigatoriamente o contexto que não optou para o Estágio I.
A orientação, supervisão e avaliação dos estudantes será da responsabilidade dos professores com a colaboração de enfermeiros tutores ambos especialistas em enfermagem médico-cirúrgica, a desenvolver funções nos diversos contextos clínicos e com desenvolvimento reconhecido na área da especialidade.
Neste estágio o estudante deverá realizar uma investigação de acordo com as regras a definir em documento próprio tendo em vista a sua discussão pública. A avaliação será realizada pela aplicação do instrumento de avaliação final existente na escola e pelo relatório de estágio (instrumento de avaliação final 30% e relatório de estágio com discussão pública 70%).


Objetivos de Unidade Curricular

Prestar cuidados à pessoa, família/pessoa significativa em situação urgente/emergente e na antecipação da instabilidade e risco de falência orgânica;
Demonstrar capacidade de tomada de decisão, em contexto de urgência/emergência, sobre os cuidados especializados à pessoa em situação crítica;
Aplicar conhecimentos no processo de tomada de decisão na resolução de situações complexas, em contextos alargados e multidisciplinares, na área científica de enfermagem;
Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam do processo de tomada de decisão na área da enfermagem especializada;
Conceber, formular e desenvolver um relatório de estágio que inclui a componente de investigação científica na área de especialização em enfermagem à pessoa em situação crítica;
Analisar criticamente, argumentar e sistematizar ideias complexas e de inovação na área científica;
Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação em enfermagem;
Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou Autónoma.


Estagios

Sim


Programa

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares, bem como outros abordados nas aulas de orientação tutorial, na área de especialização de enfermagem à pessoa em situação crítica, para o desenvolvimento e elaboração do relatório de estágio final e sua discussão pública.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Instrumento de Avaliação Final : 30.0%

Relatório Final : 70.0%


Itens Bibliograficos

Back, A., Arnold, R. M., Tulsky, J. A., Fryer-Edwards, K., &Amp; Baile, W. F. (2010).  Mastering Communication With Seriously Ill Patients: Balancing Honesty With Empathy And Hope. New York:  Cambridge University Press.
Chalifour, J. (2008).  A Intervenção Terapêutica. (Vol.i, Ii). Os Fundamentos Existenciais-Humanistas Da Relação De Ajuda. Loures: Lusodidacta.
Curtis, J. R., &Amp; White, D. B. (2008). Practical Guidance For Evidence-Based Icu Family Conferences. Chest, 134(4), 835–843.
Lazure, H. (1994).  Viver A Relação De Ajuda: Abordagem Teórica E Prática De Um Critério De Competência Da Enfermeira. Loures: Lusodidacta.
Mccormack, B &Amp; Mccance, T. (2010). Person Centered Nursing: Theory And Practice. Wiley-Blackwell.
Phaneuf, M. (2005).  Comunicação, Entrevista, Relação De Ajuda E Validação. Lusociência – Edições Técnicas E Científicas Lda.
Rogers, Carl R. (1985).  Tornar-Se Pessoa. Lisboa: Moraes Editores.
Sequeira, C. (2016).  Comunicação Clínica E Relação De Ajuda. Lisboa: Lidel.


Partilhar curso