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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 13
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4687
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Métodos de ensino

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de discussão de casos clínicos que possam aprofundar o processo de tomada de decisão clínica, recorrendo a simulação virtual, em que os estudantes deverão demonstrar capacidade de tomada de decisão sobre os diferentes casos clínicos nos diferentes processos de saúde/doença da pessoa com condição crónica, melhorando as competências e preparando-os para o seu desempenho em contextos reais. A prática simulada proporciona a compreensão e a mobilização dos saberes, com vantagens de partilha entre os elementos do grupo, desenvolvimento do domínio psicomotor e da capacidade de relação e comunicação (domínio afetivo). A avaliação será realizada através de uma frequência (75%) e avaliação contínua das práticas e laboratoriais (25%), em cada componente da formula o estudante deve obter 9,5 valores. Os estudantes podem optar por exame final.


Objetivos de Unidade Curricular

Capacitar para a identificação das necessidades da pessoa, família e cuidadores assegurando a prevenção, a deteção precoce, a estabilização, a manutenção e adaptação à doença crónica
Valorizar as necessidades de intervenção especializada nas áreas de atenção relevantes para a pessoa, família e cuidadores que vivenciam a doença crónica
Avaliar o impacte que a situação decorrente da doença crónica tem na qualidade de vida e bem-estar da pessoa e/ou família e cuidadores
Valorizar as intervenções especializadas, junto da pessoa, família e cuidador na facilitação do processo de transição saúde/doença decorrente da doença crónica
Capacitar para o desenho de planos de intervenção individualizados para a pessoa e seus cuidadores e familiares, com vista à prevenção e controlo da doença crónica nos diversos contextos de ação com respeito pela autonomia e maximizando a qualidade de vida


Estagios

Nao


Programa

Enquadramento conceptual: a pessoa em situação crónica
Contextualização
Teorias e modelos de pensamento
Epidemiologia da doença crónica
Processo de transição saúde/doença
Processo de adaptação à doença crónica
Dimensão objetiva e subjetiva da doença crónica
Questões éticas e legais
Avaliação da pessoa em situação crónica
Prevenção da doença Crónica e comorbilidades
Vigilância e monitorização da pessoa
Controlo, manutenção e adaptação da pessoa à doença crónica
Adesão ao regime terapêutico
Gestão de perdas e emoções
Qualidade de vida da pessoa em situação crónica e respetiva família
Indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crónica


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%

Avaliação Contínua

Frequência: 75.0%

Prova Prática: 25.0%


Itens Bibliograficos

Ferreira, R., Gossec, L., Duarte, C. Et Al. (2018). The Portuguese Rheumatoid Arthritis Impact Of Disease (Raid) Score And Its Measurement Equivalence In Three Countries: Validation Study Using Rasch Models. Qual Life Res. 27, 2909–292
Ferreira, R. Santos, E., Wit., Marques, A., Barbieri-Figueiredo, M., Marques, A., Ventura, F., Silva, J. &Amp; Ndosi, M. (2020). Shared Decision-Making In People With Chronic Disease: Integrating The Biological, Social And Lived Experiences Is A Key Responsibility Of Nurses. Musculoskeletal Care, Volume 18, Issue 1, 84–91
Ferreira, R., Wit., Duarte, C. Silva, J. &Amp; Ndosi, M. (2021). Comment On: ‘It Can’t Be Zero!’ Difficulties In Completing Patient Global Assessment In Rheumatoid Arthritis: A Mixed Methods Study: Reply. Rheumatology, Volume 60, Issue 1, E30–E31
Hinkle, J.; Cheever, K. (2020). Tratado De Enfermagem Médico-Cirúrgica. Brunner &Amp; Suddarth. 14ª Edição. Vol. 1 E 2. Guanabarra Koogan
Nettina, S. (2021). Prática De Enfermagem. 11ª Edição. Guanabarra Koogan
Papadakis, M. A. &Amp; Mcphee, S. J. (2017). Current Medical Diagnosis &Amp; Treatment. New York: Mcgraw Hill. Peate, I. &Amp; Wild, K. (2018). Nursing Practice. Knowledge And Care. Wiley Blackwell.


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