Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 30
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Opcional
Codigo da Cadeira 4674
Partilhar curso

Métodos de ensino

A realização da dissertação baseia-se predominantemente no trabalho individual do estudante que será orientado por
um professor com o grau de doutor ou especialista de reconhecida experiência e competência profissional. As
reuniões de trabalho para a orientação serão definidas entre ambos de acordo com o desenvolvimento do processo.
Serão realizados seminários em que cada estudante apresenta, em plenário, o desenvolvimento do processo
investigativo e identifica, para análise e discussão em grupo, as potencialidades, os constrangimentos e as principais
fontes de dificuldade no processo.
A dissertação será objeto de apreciação e discussão pública, face a um júri constituído por três elementos, incluindo o
orientador, de acordo com o Regulamento do 2º Ciclo de Estudos dos Cursos de Mestrado. A avaliação da UC resulta
da deliberação do júri, expressa numa nota de 0 a 20 valores. Caso não obtenha aprovação terá que repetir a unidade
curricular


Objetivos de Unidade Curricular

Capacitar para a realização de investigação aplicada na área da enfermagem saúde mental e psiquiática;
Conceber uma dissertação de natureza científica aplicada à enfermagem saúde mental e psiquiática;
Contribuir para a construção de evidência e evolução da disciplina de enfermagem;
Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação em enfermagem com a apresentação da
dissertação em prova pública;
Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou autónoma.


Estagios

Nao


Programa

Desenvolvimento do processo de investigação;
Procedimentos para obtenção de autorizações e os pareceres formais e éticos;
Escrita e discurso científico na elaboração de uma dissertação de natureza científica;
Preparação para a apreciação e discussão pública da dissertação de natureza científica.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho Individual : 100.0%


Itens Bibliograficos

Junior, C.f. (2016). Guia Do Trabalho Científico. Do Projeto A Redação Final. Monografia, Dissertação E Tese. Rio De
Janeiro: Edições Context.
Kail, R. V. (2019). Scientific Writing For Psychology: Lessons In Clarity And Style (2ª Ed.). London: Sage Publications.
Polit, D., &Amp; Beck, C. (2019). Nursing Research. (11Thed). Wolters Kulver.
Roberts, C.m. &Amp; Hyatt L. (2018). Writing, And Defending Your Dissertation (3Th Ed.). New York: Sage Publications
Silva, C., Simões, A., Pinheiro, A., Martins, T., Silva, J., Montes, A., &Amp; Silva, M. (2019). Envelhecimento Ativo E Saudável:
Resultado-Piloto Do Programa De Intervenção "Vintageing + Felizes". Revista Kairós Gerontologia. 22 (2), 29-48.
Https://Revistas.pucsp.br/Kairos/Article/View/45422/30000.
Smith, M. J., &Amp; Liehr, P. R. (Eds.). (2014). Middle Range Theory For Nursing (3Th Ed.). New York: Springer Publishing
Company.


Docente responsável

Joana Catarina Ferreira Coelho


Partilhar curso