Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 15
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4680
Partilhar curso

Métodos de ensino

Nas aulas teóricas será privilegiado o método expositivo e interativo, dando a conhecer aos estudantes os conceitos específicos e as diversas ferramentas inerentes à prática da enfermagem de reabilitação. Nas aulas teórico-práticas serão utilizados estudos de caso da vida real promovendo a discussão e o desenvolvimento do juízo critico, com recurso à demonstração. Na componente de prática laboratorial serão instruídas e treinadas as diversas técnicas isoladamente e posteriormente em contexto de cenário de simulação. A avaliação será realizada através de três momentos: duas frequências com a ponderação de 35% cada e avaliação prática contínua com ponderação de 30%, com o instrumento em uso na Escola, que avalia o desempenho do estudante nas dimensões do conhecimento, do saber executar, da estética e da atitude.


Objetivos de Unidade Curricular

Compreender os processos corporais geradores de dependência e/ou incapacidade de forma; Gerir os processos terapêuticos com a pessoa priorizando intervenções; Capacitar o doente/cuidadores para a gestão eficaz do regime terapêutico, tornando-os elementos ativos no processo de reabilitação; Avaliar os contextos clínicos, funcionais e socioeconómicos que interferem no processo de reabilitação, recorrendo a instrumentos validados e clinicamente relevantes; Conceber planos de cuidados especializados adequados aos diferentes contextos de prática clínica; Conceber programas de treino de exercício físico, treino motor, cardíaco e respiratório; Implementar terapêuticas de enfermagem à pessoa e/ou cuidador em resposta às necessidades identificadas; Identificar barreiras e facilitadores ao processo de reabilitação; Desempenhar o papel de perito, fundamentando a sua intervenção e tomada de decisão na melhor evidência científica; Demonstrar competências de gestão clínica e de recursos.


Estagios

Nao


Programa

Juízo diagnóstico: critérios de diagnóstico/atividade diagnóstica ao nível da função cardíaca, respiratória, musculoesquelética, neurológica, sexualidade e atividades de vida diária; escalas de avaliação; Classificação Internacional da Funcionalidade; Fenómenos/Diagnósticos de Enfermagem tendo em conta as respostas humanas aos processos de saúde-doença/ desenvolvimento ao longo do ciclo vital, nos CEER; Juízo terapêutico: intervenções de enfermagem no âmbito dos CEER na satisfação do cliente, na promoção da saúde, na prevenção de complicações, no bem-estar e autocuidado e na readaptação funcional, reeducação funcional e promoção da inclusão social; Recursos promotores da autonomia: equipamentos, ajudas técnicas/produtos de apoio, dispositivos de compensação; CEER em contextos/processos específicos: pediatria, desporto, cuidados paliativos, perturbações da linguagem e deglutição e uro-ginecologia; Técnicas terapêuticas manuais e instrumentais. Programas de treino de exercício físico.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

2ªFrequência: 35.0%

Prova Prática : 15.0%

Frequência: 35.0%

2ª Prova Prática : 15.0%

Avaliação por Exame

Exame: 70.0%

Exame Prático : 30.0%


Itens Bibliograficos

Azevedo, P., Gomes, B., Macedo, J., Ferreira, S., Pereira, J., &Amp; Pires, A. (2022). Muscle Weakees In Critically Ill Patients: Effects Of A Systematized Rehabilitation Nursing Program. Enfermeria Clinica (English Edition), Article In Press. Doi: 10.1016/J.enfcle.2022.11.001 Azevedo, P., Saraiva, M., Oliveira, M., &Amp; Oliveira, I.j. (2023). Rastreio Da Disfagia Em Doentes Pós-Entubação Prologada: Revisão Sistemática Da Literatura. Revista Portuguesa De Enfermagem De Reabilitação, 6(1), 1-8. Doi: 10.33194/Rper.2023.264 Pág. 5 De 2 Q191-6 Gaspar, L., Delgado, B. (2020). Reabilitação Respiratória Na Dpoc: Conceitos, Componentes, Treino De Exercício. In Cordeiro, M. Dpoc Abordagem A 360° Do Hospital Para O Domicílio, 89-143 Lusodidacta. Marques-Vieira, C., &Amp; Sousa, L. (2017). Cuidados De Reabilitação À Pessoa Ao Longo Da Vida. Loures: Lusodidacta. Novo, A., Delgado, B., Mendes, E., Lopes, I., Preto, L. &Amp; Loureiro, M. (2020). Reabilitação Cardíaca. Loures: Lusodidacta. Oliveira, I. J., Couto, G. R., Santos, R. V,, Campolargo, A. M., Lima, C., Ferreira, P. L. (2021). Best Practice Recommendations For Dysphagia Management In Stroke Patients: A Consensus From A Portuguese Expert Panel. Portuguese Journal Of Public Health, 39(3),145-162. Doi: 10.1159/000520505 Ordem Dos Enfermeiros. (2018). Reabilitação Respiratória: Guia Orientador De Boa Prática. Lisboa: Autor. Ordem Dos Enfermeiros. (2020). Guia Orientador De Boa Prática Em Enfermagem De Reabilitação Cardíaca. Lisboa: Autor. Ribeiro, O. (Coord.) (2021). Enfermagem De Reabilitação: Conceções E Práticas. Lidel: Lisboa. Silva, L. (2019) Cuidados Paliativos E A Pessoa Com Dpoc. In Cordeiro, M. Dpoc Abordagem A 360° Do Hospital Para O Domicílio, Lusodidacta


Docente responsável

Paulo Manuel Dias Da Silva Azevedo


Partilhar curso