Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada uma metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão realizadas dinâmicas de análise e discussão de situações clínicas que possam aprofundar o processo de tomada de decisão e posteriormente demonstradas e treinadas em contexto de aula prática, onde será integrada a utilização de equipamentos/instrumentos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem. O treino em contexto de práticas laboratoriais permitirá desenvolver competências na avaliação e correção postural e anatomia palpatória, preparando os estudantes para o seu desempenho em contextos reais. A prática laboratorial e treino em contexto de simulação coloca os estudantes no centro da ação criando ambientes realistas com utilização de materiais e equipamentos em uso nos contextos de prática clínica. A avaliação será realizada através de uma frequência (60%) e avaliação prática contínua (40%).
Compreender o movimento humano;
Identificar os conceitos chave da biomecânica;
Compreender a importância e a utilização da cinesiologia e biomecânica na atuação profissional;
Analisar os movimentos da coluna vertebral, dos membros inferiores e superiores, a partir das cadeias de movimento, nas atividades da vida diária;
Interpretar os fatores cinesiológicos e mecânicos que afetam na produção de força muscular;
Avaliar o profissional quanto à sua postura no ambiente de trabalho.
Nao
Biomecânica, análise do movimento: aperfeiçoamento da postura corporal e funcional; treino postural (pontos de apoio de acordo com os eixos de gravidade); análise e avaliação objetiva da postura e mecânica corporal no repouso e no movimento; observação e avaliação dos movimentos ativos, passivos e resistidos; treino da postura corporal.
Anatomia Funcional: fisiologia da contração muscular; tipos de contração muscular; alavanca e torque; coluna vertebral, membro superior, membro inferior: revisão anatómica, biomecânica, anatomia palpatória.
Ergonomia: princípios da proteção articular e conservação de energia; adaptação aos ambientes de trabalho; transferências e posicionamentos/manuseamento de cargas.
Frequência: 60.0%
Prova Prática: 40.0%
Exame: 100.0%
Johannes W. (2016). Anatomia Humana: Atlas Fotográfico De Anatomia Sistêmica E Regional. São Paulo: Editora Manole.
Muscolino, J.e. (2008). Cinesiologia: O Sistema Esquelético E A Função Muscular. Loures: Lusodidacta.
Nicola, P.j. (2007). Exame E Avaliação Neuro-Músculo-Esquelética: Um Manual Para Terapeutas. Loures: Lusodidata.
Seeley, R. (2011). Anatomia E Fisiologia. Loures: Lusociência.
Na Plataforma De Apoio À Aprendizagem Serão Disponibilizados Trabalhos E Outros Referenciais De Apoio Desenvolvidos Pelos Docentes.
João Miguel Almeida Ventura Da Silva