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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 5
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 02100476
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Métodos de ensino

Nas aulas teóricas, o método expositivo permite interação entre os conceitos e a sua aplicação nos contextos da prática. As aulas teóricopráticas permitem a translação dos conhecimentos adquiridos e a adquirir para a sua aplicação a cenários criados ou a casos práticos, utilizando a metodologia “problema-based learning” permitindo a mobilização dos saberes e o desenvolvimento de iniciativa e criatividade na resposta aos desafios colocados. As aulas de Práticas e Laboratoriais (PL) criam um espaço para uma aprendizagem simulada, através da criação de laboratórios familiares e relacionais, com o objetivo de proporcionar treino de competências comunicacionais e relacionais com a pessoa, a família e a população, a partir de casos, situações e contextos complexos


Objetivos de Unidade Curricular

O1- Compreender a importância da comunicação na relação terapêutica em enfermagem de saúde familiar, uma relação para a vida;
O2- Identificar os princípios da comunicação e entrevista clínica e da entrevista motivacional;
O3- Identificar as características e competências profissionais para a interação terapêutica, enquanto relação para a vida em enfermagem de saúde familiar;
O4- Gerir a comunicação de más notícias;
O5- Compreender a importância da comunicação dentro da equipa, entre equipas e referenciação;
O6- Conhecer os sistemas de informação em saúde e taxonomia em enfermagem de saúde familiar;
O7- Compreender a importância do marketing relacional em enfermagem de saúde familiar;
O8- Reconhecer a importância da promoção da enfermagem de saúde familiar através dos midia para a área científica da enfermagem de saúde familiar.


Estagios

Nao


Programa

C1- Comunicação na relação terapêutica em enfermagem de saúde familiar:
C1.1- Princípios da comunicação clínica;
C1.2- Comunicação clínica e terapêutica;
C1.3- Princípios da entrevista clínica e entrevista motivacional;
C1.4- Competências intrapessoais para a interação terapêutica: uma relação para a vida;
C1.5- Técnicas da comunicação terapêutica;
C1.6- Gestão da comunicação das más noticias;
C2- Comunicação em equipa, entre equipas e referenciação;
C3- Sistemas de informação em saúde e taxonomia em enfermagem de saúde familiar;
C4- Promoção da enfermagem de saúde familiar através dos media.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 50.0%

Avaliação de Desempenho: 50.0%


Itens Bibliograficos

- Buresh, B. &Amp; Gordon, S. (2014). Do Silêncio À Voz. Lisboa: Lusociência.
- Cardoso, R. M. (2012). Competências De Comunicação Clínica. Porto: Faculdade De Medicina Da Universidade Do Porto.
- * Ferreira, Mm., Figueiredo, Mh., Guedes, V.; Marques, A., Lopes, A., Moreira, A., Santos, M., Lopes, M., Gomes, T. &Amp; Peixoto, Mj. (2022). Enfermagem Familiar Em Cuidados De Saúde Primários: Percepção Dos Cidadãos Sobre Os Cuidados De Enfermagem. Pensar Enfermagem. 25(2). 2º Semestre 2021
- Kaakinen, J. R., Cohelo, D. P., Steele, R., &Amp; Robinson, M. (Eds.). (2018). Family Health Care Nursing: Theory, Practice, And Research (6Th Ed.). Philadelphia, Pa: F. A. Davis.
- Phaneuf, M. (2005). Comunicação, Entrevista, Relação De Ajuda E Validação. Loures: Lusociência - Edições Técnicas E Científicas, Lda.
- Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica E Relação De Ajuda. Lisboa: Lidel Edições Técnicas Ldª.
-Watzlawick, P., Beavin, J. &Amp; Jackson, D. D. (2002). Pragmática Da Comunicação Humana.


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