O ensino concretiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas e seminários. Nas aulas teóricas, o método expositivo fará prevalecer a interação entre os conceitos e a sua aplicação nos contextos da prática através de cenarizações e casos práticos. Nas aulas teóricopráticas permitem a translação dos conhecimentos teóricos adquiridos e a adquirir para a sua aplicação a cenários criados ou a casos práticos, utilizando a metodologia “problema-based learning” de modo a permitir a mobilização dos saberes adquiridos e o desenvolvimento de iniciativa e criatividade na tentativa de resolução dos desafios colocados. As aulas de seminário integram peritos na área e/ou apresentação e discussão dos trabalhos realizados. O trabalho autónomo a desenvolver pelo estudante será orientado nas horas de contato com o estudante e pela bibliografia sugerida e material selecionado e disponível on-line para apropriação dos estudantes.
O1- Conhecer as perspetivas históricas das políticas de saúde e sociais de enfermagem de saúde familiar;
O2- Compreender os referenciais nacionais e internacionais da enfermagem de saúde familiar;
O3- Compreender os conceitos e referencias epistemológicos que enformam a enfermagem de saúde familiar;
O4- Enquadrar o pensamento de enfermagem de saúde familiar a partir dos modelos e teorias de enfermagem de saúde familiar;
O5- Enquadrar o exercício profissional do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária na área de enfermagem de saúde familiar numa perspetiva legal e de organização e funcionamento dos serviços de saúde em Portugal.
Nao
C1- Evolução das políticas e modelos de governação nacional e internacional em saúde, dos sistemas de saúde, da saúde familiar e da enfermagem de saúde familiar;
C2- Referenciais internacionais e nacionais de enfermagem de saúde familiar: família, enfermagem saúde familiar;
C3- Enquadramento conceptual e referenciais epistemológicos da enfermagem de saúde familiar;
C4- Modelos e teorias na área da enfermagem de saúde familiar: teoria de enfermagem de família; teoria de desenvolvimento familiar, teoria dos sistemas familiares, modelo de avaliação e modelo de intervenção familiar de Calgary, Modelo de cuidados de saúde à família de Hanson, modelo de Friedman de avaliação familiar, cuidar em enfermagem baseado nas forças, Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar;
C5- Exercício profissional do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária, na área de saúde familiar.
Trabalho Escrito em Grupo: 40.0%
Frequência: 60.0%
- Conselho Internacional De Enfermeiros. (2015). Classificação Internacional Para A Prática De Enfermeiros Cipe: Versão 2015. Lisboa: Ordem Dos Enfermeiros.
- Figueiredo, M. (2013). Modelo Dinâmico De Avaliação E Intervenção Familiar: Uma Abordagem -
Colaborativa Em Enfermagem De Família. Loures: Lusociência.
- Gottlieb, L. (2016). O Cuidar Em Enfermagem Baseado Nas Forças. Loures: Lusodidacta.
- Gottlieb, L. N., &Amp; Gottlieb, B. (2017). Strengths-Based Nursing: A Process For Implementing A Philosophy Into Practice. Journal Of Family Nursing, 23(3), 319-340. Doi:10.1177/1074840717717731
- Hanson, S. (2005). Enfermagem De Cuidados De Saúde À Família: Teoria, Prática E Investigação. Camarate: Lusociência.
- *Guedes, V.; Figueiredo, M. H.; Apóstolo, J.; Silva, M.; Oliveira, P.; Ferreira, M. M.(2019). Práticas De Enfermagem Em Cuidados De Saúde Primários Com Base Num Referencial De Competências. São Paulo: Revista Recien. 9(27). P. 23-32. Https://Doi.org/10.24276/Rerecien2358- 3088.20