Nas aulas teóricas, o método expositivo permite interação entre os conceitos e a sua aplicação nos contextos da prática. As aulas teóricopráticas permitem a translação dos conhecimentos adquiridos e a adquirir para a sua aplicação a cenários criados ou a casos práticos, utilizando a metodologia “problem-based learning” permitindo a mobilização dos saberes e o desenvolvimento de iniciativa e criatividade na resposta aos desafios colocados. As aulas de seminário destinam-se ao convite de peritos na área do conhecimento. As aulas de orientação tutorial (OT) e prática laboratorial (PL), criam um espaço para uma aprendizagem colaborativa, através da estratégia de aprendizagem por resolução de problemas. Nas aulas de PL os estudantes realizam práticas simuladas de avaliação e intervenção familiar, em contexto de laboratório familiar. Nas aulas de OT os estudantes, sob a orientação do professor, procedem à avaliação e intervenção a famílias a partir de um modelo teórico de referência.
O1- Compreender os modelos de avaliação e de intervenção familiar orientadores da prática clínica especializada em enfermagem de saúde familiar;
O2- Conhecer os pressupostos, princípios e etapas da entrevista familiar sistémica;
O3- Descrever a metacomunicação, circularidade e recursividade como estratégias à conversação para a organização de novas narrativas familiares;
O4- Aplicar instrumentos e metodologias de avaliação familiar;
O5- Elaborar diagnósticos de enfermagem de saúde familiar;
O6- Compreender as diferentes técnicas de intervenção familiar;
O7- Tomar decisão sobre as técnicas e intervenção familiar como resposta aos diagnósticos de enfermagem de saúde familiar;
O8- Executar a entrevista familiar;
O9- Executar a aplicação das técnicas de intervenção ativas e internacionais;
O10- Planear metodologia de intervenção familiar em rede;
O11- Compreender os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem resultantes da intervenção do enfermeiro especialista
Nao
C1- Modelos de avaliação e intervenção familiar: Modelo de avaliação e modelo de intervenção de Calgary; Cuidar em enfermagem baseado nas forças; Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar;
C2- Entrevista familiar sistémica: pressupostos, princípios e etapas; a metacomunicação, circularidade e recursividade como estratégias à conversação para a organização de novas narrativas;
C3- Avaliação familiar: instrumentos de avaliação e metodologias de aplicação;
C4- Intervenção familiar sistémica: técnicas de intervenção ativas (genograma familiar e escultura), técnicas de intervenção internacionais (metáforas, cartas terapêuticas, contos sistémicos, rituais terapêuticos, intervenções paradoxais, abordagens orientadas para as soluções);
C5- Intervenção familiar em rede: parcerias, grupos múltiplos de discussão familiar e terapêuticas psicoeducativas;
C6- Áreas de atenção e diagnósticos de enfermagem no âmbito da saúde familiar;
C7- Intervenções com integridade referencial.
Prova Prática: 30.0%
Frequência: 70.0%
- * Ferreira, M.; Pereira, C.; Rodrigues M.; Paiva, M.; Arrojado, V., Figueiredo, M. H. (2020). Ganhos Em Saúde Familiar Sensíveis Ao Modelo Dinâmico De Avaliação/ Intervenção Familiar. Revista De Investigação E Inovação Em Saúde. 2020. Vol.3(2), 7-20. Disponível Em Https://Doi.org/10.37914/Riis.v3I2.84
- Figueiredo, M. (2013). Modelo Dinâmico De Avaliação E Intervenção Familiar: Uma Abordagem -
Colaborativa Em Enfermagem De Família. Loures: Lusociência.
- Gottlieb, L. (2016). O Cuidar Em Enfermagem Baseado Nas Forças. Loures: Lusodidacta.
- Gottlieb, L. N., &Amp; Gottlieb, B. (2017). Strengths-Based Nursing: A Process For Implementing A Philosophy Into Practice. Journal Of Family Nursing, 23(3), 319-340. Doi:10.1177/1074840717717731
- Hanson, S. (2005). Enfermagem De Cuidados De Saúde À Família: Teoria, Prática E Investigação. Camarate: Lusociência.
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