unidade curricular será desenvolvida por aulas de tipologia de estágio, com contextos clínicos de estágio, em Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), onde se prevê a integração dos estudantes nos espaços de exercício profissional avançado e o aprofundamento de competências clínicas diferenciadas, nomeadamente de conceção e desenvolvimento de cuidados em contexto real. Durante o estágio estão previstas visitas do professor ao local de estágio que, colaborativamente, com o enfermeiro tutor, orientará o estudante neste crescente de desenvolvimento de competências aplicadas ao contexto da prática, numa dialética permanente entre a "teoria e a prática". Estão previstas vindas à escola por parte dos estudantes para apresentação, partilha e discussão dos projetos individuais, promovendo a reflexão "sobre a ação" em torno dos desafios da prática clínica num contexto diferenciado.
O1- Promover a necessidade de construção de projetos de vida profissional de modo auto-orientado, numa perspetiva de melhorar continuamente o desempenho profissional, pelo aprofundamento de competências clínicas avançadas na área de enfermagem de saúde familiar;
O2- Elaborar de um projeto individual de desenvolvimento profissional promotor do desenvolvimento de competências para intervir em contexto clínico da enfermagem de saúde familiar;
O3- Desenvolver espírito empreendedor e a originalidade para um exercício profissional avançado, sustentado na evidencia científica, para a resposta a novas e não comuns, necessidades de saúde familiares;
O4- Cuidar a família enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção;
O5- Liderar e colaborar em processos de intervenção, no âmbito da enfermagem de saúde familiar.
Sim
Aplicação do conhecimento adquirido a partir dos conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares no curso de mestrado, das experiências no(s) contexto(s) da prática, dos seus interesses pessoais e da reflexão sobre a ação, irá delinear e consolidar um projeto de desenvolvimento profissional na área da enfermagem de saúde familiar.
Projeto Individual de Competências: 40.0%
Avaliação Contínua: 60.0%
- Bulechek, G. Et Al. (2010). Nic: Classificação Das Intervenções De Enfermagem. Rio De Janeiro: Elsevier.
- Conselho Internacional De Enfermeiros. (2015). Classificação Internacional Para A Prática De Enfermeiros Cipe: Versão 2015. Lisboa:
Ordem Dos Enfermeiros.
- Figueiredo, M. (2012). Modelo Dinâmico De Avaliação E Intervenção Familiar: Uma Abordagem Colaborativa Em Enfermagem De Família.
Loures: Lusociência
- Johnson, M. Et Al. (2009). Ligações Entre Nanda, Noc E Nic : Diagnósticos, Resultados E Intervenções De Enfermagem. Porto Alegre:
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- Moorhead, S. Et Al. (2010). Noc: Classificação Dos Resultados De Enfermagem. Rio De Janeiro: Elsevier.
- Ordem Dos Enfermeiros (2018) Regulamento Das Competências Específicas Do Enfermeiro Especialista Em Enfermagem Comunitária Na
Área De Enfermagem De Saúde Comunitária E De Saúde Pública E Na Área De Enfermagem De Saúde Familiar. Regulamento N.º 428/2018.
Diário Da República, 2.ª Série, N.º 35 De 16 De Julho, Pp. 19354-59.