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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer os diferentes tipos de terapias complementares e o seu enquadramento regulamentar na prática clínica;
  • Orientar para a aplicação de terapias complementares na saúde, adaptadas ao indivíduo e à patologia;
  • Reconhecer as potencialidades terapêuticas das diferentes terapias complementares para a saúde do indivíduo;
  • Respeitar o direito dos clientes ao acesso à informação, à escolha e à autodeterminação referente aos cuidados de enfermagem e de saúde;
  • Incorporar na prática os resultados da investigação válidos e relevantes, assim como outras evidências;
  • Reconhecer a importância das crenças e valores do cliente e do enfermeiro, e a forma como estas podem influenciar a prestação de cuidados;
  • Compreender as práticas tradicionais nos sistemas de crenças sobre a saúde dos indivíduos, das famílias ou das comunidades.

Conteúdos programáticos

  • As terapias complementares em Portugal. Legislação;
  • Diferentes abordagens terapêuticas;
  • Medicina Chinesa e Acupunctura;
  • Osteopatia;
  • Auriculopuntura;
  • QiGong, Mindfullness e técnica de relaxamento;
  • Massagem terapêutica;
  • Outras terapias.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias têm base numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, através de exposição, da demonstração prática e da análise de casos clínicos.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Paula Carvalho
(Professora)

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