Objetivos de aprendizagem/ Competências |
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Conteúdos programáticos |
1. A relação de Ajuda – princípios e objetivos 1.1 O processo de comunicação como a base fundamental da relação de ajuda 1.2 O papel e funções do enfermeiro 1.3 Os princípios da abordagem centrada na pessoa e sua aplicação 1.4 As atitudes necessárias e suficientes: o autoconhecimento, o conhecimento do outro e a supervisão da gestão de emoções 2. A relação de ajuda em contexto terapêutico 2.1 Capacidade aceitação do quadro de referência interno da pessoa, sem julgamentos 2.2 A empatia como cerne 2.3 O reconhecimento da autonomia e cuidados centrados na pessoa 2.4 A escuta ativa e a atenção dirigida 2.5 A importância das considerações positivas 2.6 Atitudes do enfermeiro promotoras da qualidade da relação: Autenticidade e congruência; devolução de perceções; pragmatismo; autorrevelação; utilização do humor e a comunicação da esperança 2.7 A técnica da validação 2.8 A entrevista e a entrevista de ajuda 2.9 As exigências emocionais do cuidar em enfermagem e formas de lidar com as mesmas |
Metodologias/ |
Discussão sobre crenças, tradições e práticas de saúde. Dinâmicas de grupo de desenvolvimento de competências relacionais, tendo em consideração competências já desenvolvidas no Laboratório Relacional de Enfermagem, dando-lhe continuidade (Dramatização; Língua Gestual e Análise das Emoções através das Expressões faciais). Role-play e role-reversal. Análise crítica de artigos ou exemplos ilustrativos dos conteúdos programáticos. Resolução de casos práticos e discussão em grupo. Treino prático de entrevista com supervisão e devolução de peer feedback. Elaboração e discussão de trabalhos de grupo. Trabalho de grupo, de reflexão sobre a evolução de competências de relação de ajuda demonstradas nas simulações iniciais para as finais, realizadas com supervisão do docente e devolução de peer feedback. |
Regente da Unidade Curricular |
Sérgio Soares |