Objetivos de aprendizagem/ Competências |
O estudante no final da Unidade Curricular deverá ser capaz de:
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Conteúdos |
Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Saúde, saúde, estilo de vida e comportamentos de saúde. Enquadramento histórico; Teorias e modelos na Psicologia da Saúde; Focos de investigação e prática profissional. Implicações práticas.
A Promoção da saúde e a prevenção de doenças: comportamento e saúde; comportamento alimentar; exercício físico; saúde mental, comportamento aditivo. Stress e coping: modelos conceptuais; fatores pessoais/contextuais, reações (psicofisiológicas e psiconeuroimunologia) no stress; estilos e estratégias de coping; relações entre stress, coping, saúde e doença. Bem-estar; qualidade de vida; religiosidade; equipa multidisciplinares em saúde; comunicação terapêutica como contributo na melhoria da qualidade de cuidados, adequada à fase desenvolvimental do cliente.
Avaliação e intervenção na Psicologia da Saúde: mudança de comportamentos de risco; promoção de comportamentos de saúde; prevenção da doença e promoção da saúde. |
Metodologias/ |
Serão dinamizadas aulas teórico-práticas, recorrendo a técnicas expositivas e participativas. Assim, serão expostos modelos conceptuais, resultados empíricos e recomendações práticas em Psicologia da Saúde, articulando com questionamento, estudos de caso e realização de atividades páticas para consolidação de conhecimentos. |
Regente da Unidade Curricular |
Cátia Marques |