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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar a informação relevante para o processo de enfermagem;

  • Cumprir as etapas do PE;
  • Fundamentar as razões para a tomada decisão respeitante ao cuidado à pessoa com alterações num processo corporal ou atividade;
  • Desenvolver pensamento crítico-reflexivo acercas das situações de saúde-doença e promoção da saúde, no âmbito dos fundamentos de enfermagem;
  • Implementar cuidados de enfermagem planeados, em práticas simuladas, para atingir resultados esperados;
  • Administrar de forma segura fármacos e outras terapias proporcionando cuidados de enfermagem de qualidade;
  • Caracterizar os nutrientes que constituem os alimentos;
  • Conhecer conceitos básicos de nutrição e dietas adaptadas a diferentes patologias;
  • Explicar em que consiste uma alimentação saudável e equilibrada compatível com a promoção da saúde.

Conteúdos programáticos

1 – Avaliação e intervenção de enfermagem à pessoa no âmbito dos Processos Corporais:

  •  Processo do sistema circulatório;
  •  Processo do sistema respiratório;
  •  Processo do sistema gastrointestinal;
  •  Processo do sistema urinário;
  •  Processo do sistema regulador;
  •  Processo do sistema intestinal.

2 – Intervenções interdependentes/atitudes terapêuticas

Metodologias/
Avaliação

Expositivo, interativo, com utilização de ferramentas disponíveis online, na vertente T e TP. Demonstração de técnicas de Enfermagem e treino das mesmas, em PL, com recurso à prática simulada tendo por base o modelo de desenvolvimento de competências de julgamento clínico em enfermagem, usando como técnicas o briefing e debriefing e o Body interact. Na componente OT, será utilizada a metodologia de resolução de problemas (PBL), sendo explorada a vertente de trabalho de grupo e tomada de decisão, com a aplicação da dinâmica de peer feedback, conjuntamente com o docente, na identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas na elaboração do processo de enfermagem. O desenvolvimento das sessões segue o descrito no “Planeamento das Orientações Tutoriais”. 
A avaliação será contínua.

Regente da Unidade Curricular

Maribel Carvalhais
(Prof.ª Doutora)

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