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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Demonstrar capacidade de pensamento crítico e conhecimento emancipatório;
  • Prestar cuidados de enfermagem à pessoa, família e comunidade, nos três níveis de prevenção, integrado numa equipa de enfermagem e multidisciplinar, tendo por base as competências dos enfermeiros de cuidados gerais e os padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem estabelecidos pela Ordem dos Enfermeiros;
  • Demonstrar autonomia profissional que lhe permita uma integração progressiva à vida profissional;
  • Conceptualiza cuidados enfermagem com base na metodologia científica do Processo de Enfermagem;
  • Desenvolve competências de enfermeiro de cuidados gerais de acordo com os documentos que sustentam a Enfermagem enquanto profissão e disciplina do conhecimento, de acordo com o contexto clínico em que se encontra integrado;
  • Atua de acordo com os fundamentos da prestação e gestão de cuidados;
  • Contribui para a promoção da saúde.

Conteúdos programáticos

A finalidade do Ensino Clínico VII – Integração à Vida Profissional, consiste na demonstração, pelo estudante, das competências de julgamento clínico, tomada de decisão e conceção de cuidados no âmbito dos cuidados gerais para intervir junto da pessoa com alterações dos processos de saúde/doença em contexto médico-cirúrgico ou de saúde mental e de pessoa em situação crítica, adquiridos ao longo do curso.

Metodologias/
Avaliação

As estratégias de ensino e aprendizagem encontram-se definidas no Guia de Orientação do Ensino Clínico que se encontra em anexo a este documento. Para atingirem os objetivos, os estudantes devem demonstrar a mobilização de conhecimentos em contexto clínico e demonstrar a capacidade de discussão do seu processo de tomada de decisão na conceção de cuidados evidenciando o perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Ricardo Melo
(Prof. Doutor)

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