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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender o papel do enfermeiro de família e de saúde pública/comunitária, no contexto das equipas multiprofissionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde;
  • Aplicar instrumentos de avaliação, planear, intervir e avaliar os cuidados de enfermagem, numa perspetiva colaborativa com a pessoa, família, grupos e comunidade, com base nos princípios científicos e no cumprimento do código ético e deontológico (MDAIF, Modelo de crenças em Saúde, Modelo de mudança comportamental, Modelo Precede/Proceed);
  • Desenvolver competências de autogestão dos processos de saúde/doença, junto da pessoa, família e comunidade, ao longo do ciclo de vida de cada stakeholder;
  • Desenvolver a literacia e cidadania em saúde através da educação para a saúde formal e informal, individual ou em grupos;
  • Documentar dados importantes relacionados aos cuidados de enfermagem prestados ao indivíduo, família ou comunidade (SClinico, SIMA - Rastreios);
  • Integrar projectos de intervenção comunitária.

Conteúdos programáticos

Através da permanência em locais de ensino clínico, de ambientes de prática diversos, o estudante será conduzido a identificar e analisar atividades e competências relacionadas com as diferentes áreas de desempenho e a mostrar a capacidade de aplicar, de uma forma autónoma, constructos teóricos específicos da profissão e outros relevantes para influenciar o desempenho profissional como enfermeiro.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino predominante é a do desempenho/treino de papel de enfermeiro em contexto real nas diferentes unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde, que são um centro de recursos, para a aprendizagem do estudante e possuem informação e potencial de aprendizagem que não se consegue nos livros e nem na Escola.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Manuela Ferreira
(Prof.ª Doutora)

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