Objetivos de aprendizagem/ Competências |
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Conteúdos programáticos |
Para a concretização dos objetivos e tendo em conta a sua tipologia, a unidade curricular permitirá um período de experiência clinica durante o qual os estudantes são integrados numa equipa de saúde em unidades de internamento hospitalares. Apesar de não ter conteúdos programáticos teóricos definidos, contribuirá para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, técnicos e relacionais nos cuidados dirigidos ao utente em qualquer situação saúde/doença. |
Metodologias/ |
As metodologias de ensino assentam na supervisão clínica, orientações tutoriais, trabalho por projeto e/ou problema, apresentação e discussão de processos de enfermagem, trabalho de pesquisa orientada com discussão/apresentação em equipa. Os estudantes, com supervisão dos orientadores de ensino clínico, irão “executar programa de educação para a saúde” decorrentes da fase de planeamento da metodologia de “aprendizagem e serviço” desenvolvida na componente teórica (5ª semestre) em dois contextos escolares decorrentes do diagnóstico inicial. As calendarizações das intervenções são dadas a conhecer aos respetivos serviços, fazendo parte integrante do Guia. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias pedagógicas ativas, diversificadas e colaborativas, quer entre estudantes e orientador/tutor, quer entre pares em articulação com os princípios de supervisão clínica de estudantes em ensino clínico. |
Regente da Unidade Curricular |
Maribel Carvalhais |