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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer e respeitar o Código Deontológico dos enfermeiros;
  • Demonstrar capacidades comunicacionais e relacionais com pessoa e conviventes significativos;
  • Integrar conhecimentos teóricos na prática clínica;
  • Demonstrar capacidade de pensamento crítico e conhecimento emancipatório;
  • Compreender o processo de transição saúde/doença da pessoa/conviventes significativos em contexto médico-cirúrgico;
  • Desenvolver o máximo potencial de autonomia do doente médico-cirúrgico;
  • Preparar e administrar terapêutica farmacológica;
  • Implementa intervenções de enfermagem autónomas e interdependentes na pessoa em contexto médico-cirúrgico;
  • Desenvolve o processo de enfermagem com recurso à ontologia CIPE®;
  • Capacita a pessoa com afeções médico-cirúrgicas para o regresso a casa;
  • Demonstra capacidade de integração na equipa multidisciplinar;
  • Demonstra capacidade de transmissão da informação relevante à continuidade dos cuidados.

Conteúdos programáticos

Todos os conteúdos programáticos do 1º, 2º, 3º e 4º semestres.

Metodologias/
Avaliação

As estratégias de ensino encontram-se definidas no Guia de Orientação ao Ensino Clínico III. Ao longo de todo o Ensino Clínico será promovido o papel ativo do estudante. Os estudantes devem integrar os conhecimentos teóricos na prática clínica, demonstrando capacidade crítico reflexivo sobre a conceção de cuidados e processo de tomada de decisão.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Sónia Novais
(Prof.ª Doutora)

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