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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conceptualizar os cuidados com base na metodologia científica do Processo de Enfermagem;
  • Promover capacidades para o estabelecimento de uma comunicação terapêutica com a pessoa/cliente;
  • Promover capacidades para o estabelecimento de uma comunicação assertiva com a equipa multidisciplinar;
  • Demonstrar capacidade de integração na equipa multidisciplinar;
  • Desenvolve o processo de Enfermagem envolvendo a pessoa no processo de decisão;
  • Desenvolve atividades específicas de enfermagem num serviço de internamento com pessoas com dependência no autocuidado;
  • Demonstra capacidade de pensamento crítico e conhecimento emancipatório;
  • Desenvolve uma prestação de cuidados de Enfermagem que respeite o Código Deontológico dos Enfermeiros;
  • Gerir o seu projeto de aprendizagem demonstrando capacidade de pensamento crítico e reflexivo.

Conteúdos programáticos

Este EC tem como finalidade a facilitação da aprendizagem dos conteúdos que foram objeto de estudo das unidades curriculares de Fundamentos de Enfermagem I e II. Além disso o estudante deve transferir para o ensino clínico os conhecimentos adquiridos nas restantes Unidades Curriculares lecionadas no 1º, 2º e no 3º Semestre, para complementarem e sedimentarem as suas aprendizagens, nomeadamente Enfermagem – Saúde do Adulto e do Idoso e Farmacologia.

Serão promovidos workshops e momentos de discussão e reflexão sobre as práticas de supervisão clínica na escola com conteúdos que complementarão os lecionados nas unidades curriculares de prévias a este EC.

Metodologias/
Avaliação

As estratégias de ensino foram definidas no Guia de Orientação do Ensino Clínico que se encontra em anexo a este documento. Para atingirem os objetivos, os estudantes devem demonstrar a mobilização de conhecimentos em contexto clínico e demonstrar a capacidade de discussão do seu processo de tomada de decisão na conceção de cuidados. Neste sentido os estudantes devem desenvolver e discutir com os orientadores os planos de cuidados dos clientes que cuidam. Serão desenvolvidos workshops e momentos de reflexão conjunta que promovam a aprendizagem dos estudantes nos dias das atividades na escola.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Sónia Novais
(Prof.ª Doutora)

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