Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Gerir as respostas humanas ao processo de saúde/doença em contexto de simulação clínica
  • Analisar as implicações resultantes da doença para a pessoa/família e comunidade
  • Identificar a informação relevante para o processo de tomada de decisão
  • Integrar as atitudes, comportamentos e crenças em saúde na identificação dos aspetos de saúde relevantes para a prática de enfermagem
  • Selecionar terapêuticas de enfermagem no âmbito da capacitação para o autocuidado e autogestão do processo de saúde/doença do adulto e do idoso
  • Executar em contexto de simulação clínica, procedimentos e técnicas de enfermagem
  • Mobilizar conhecimentos integrados na gestão do processo de saúde/doença à pessoa adulta e idosa
  • Promover a saúde e o autocuidado da pessoa com doença crónica
  • Planear cuidados de enfermagem com recurso à metodologia do PE
  • Cumprir as normas de controlo de infeção
  • Gerir o seu projeto de aprendizagem com evidência no pensamento crítico e reflexivo
  • Conhecer os direitos da pessoa e o Código Deontológico

Conteúdos programáticos

  • A Pessoa e as alterações respiratórias
  • A Pessoa e as alterações cardiovasculares
  • A Pessoa e as alterações músculo-esqueléticas, reumatológicas e do colagénio
  • A Pessoa e as alterações da pele, da visão, ORL
  • A Pessoa e as alterações oncológicas
  • A Pessoa e as alterações hematológicas
  • A Pessoa e as alterações no sistema digestivo
  • A Pessoa com doença infetocontagiosa
  • A Pessoa e os cuidados Paliativos e Cuidados Continuados
  • A Pessoa submetida a cirurgia
  • A Pessoa e as alterações neurológicas
  • A Pessoa e as alterações nefro-urológicas
  • A Pessoa e as alterações endócrinas e metabólicas
  • Gestão da doença crónica e dos regimes terapêuticos

Metodologias/
Avaliação

Utilização de métodos expositivos e ativos; elaboração de trabalho em grupo, e dinâmicas de grupo com recurso à simulação. Seminários sobre temas específicos com convidados para permitir a aproximação da teoria à praxis. A componente de Prática e Laboratoriais centra-se na demonstração e treino de intervenções e/ou procedimentos de Enfermagem, em contexto de simulação clínica. Está planeado a utilização do Body Interact, para potenciar o raciocínio crítico e reflexivo em contexto de prática simulada. Na componente OT, o estudante deve experienciar algumas situações capazes de potenciar o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e a tomada de decisão e do processo de enfermagem com a elaboração de um estudo de caso.
A avaliação é contínua.

Regente da Unidade Curricular

Ricardo Melo
(Prof. Doutor)

Partilhar curso