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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender as principais políticas de saúde nacionais e internacionais e fundamentos da organização e funcionamento dos CSP;
  •  Distinguir os conceitos de comunidade, saúde pública, saúde comunitária e enfermagem comunitária;
  • Analisar as conceções de saúde/doença e os determinantes de saúde da pessoa, família, grupo e comunidade;
  • Compreender os modelos e estratégias de intervenção em contexto comunitário, com enfâse nos programas de proteção, promoção da saúde desenvolvimento social e prevenção da doença;
  • Aplicar instrumentos de avaliação familiar a partir de modelos de avaliação e intervenção familiar;
  • Compreender a consulta ou visita domiciliária enquanto estratégias para a abordagem da Enfermagem à pessoa, Família e comunidade;
  • Compreender o potencial de saúde da pessoa/família/comunidade, através da otimização do trabalho adaptativo, colaborativo e em rede.

Conteúdos programáticos

I SAÚDE COMUNITÁRIA

  • Conceitos Fundamentais. Cuidados de Saúde Primários. Organização e Funcionamento dos Agrupamentos de Centros de Saúde. Políticas de Saúde.
  • Determinantes de saúde e níveis de prevenção. A saúde em Portugal e no mundo: indicadores e metas.
  • A Enfermagem de Saúde Comunitária. Modelos e Instrumentos de Avaliação e Intervenção.
  • Promoção da Saúde: Conceitos, teorias e Modelos. Conferências Internacionais para a promoção da saúde. Modelos de mudança comportamental e de promoção de saúde.
  • Intervenção Comunitária. PN de Vacinação e PNP da Saúde Oral. PN de Saúde Escolar. Saúde Ambiental. Saúde Ocupacional. Intervenção em rede e desenvolvimento social.

II SAÚDE FAMILIAR

  • Enfermeiro de Família. Modelos de Avaliação e Intervenção em Enfermagem Familiar. O MDAIF.
  • A pessoa e a Família. Ciclo vital do ser humano versus saúde/doença. A família face à saúde/doença, situações de vida complexas e morte.
  • Consulta de Enfermagem.
  • Visita domiciliária.

Metodologias/
Avaliação

Metodologia Expositiva e interativa no desenvolvimento das aulas teóricas. Metodologia demonstrativa e interativa nas aulas teórico-práticas.
Metodologia da aprendizagem baseada em problemas para a compreensão através de um planeamento educacional baseado em cenários de aprendizagem significativos (recurso a simulação) sobre treino de vacinação e consulta de enfermagem nas aulas de práticas laboratoriais.
Metodologias de aprendizagem orientadas para resolução de problemas sensíveis aos cuidados de enfermagem à família como unidade de cuidados, com recurso à aplicação de um estudo de caso para a avaliação da família, nas aulas de orientação tutorial. Recurso à plataforma de e-learning para o estudo orientado, discussão e reflexão.
A avaliação será contínua.

Regente da Unidade Curricular

Manuela Ferreira
(Prof.ª Doutora)

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