Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Preparar a transição para a vida ativa, através da construção de um projeto pessoal/profissional e/ou de um projeto empreendedor;
  • Refletir sobre o processo de desenvolvimento da sua identidade profissional, de forma consciente, individualizada e crítica no contexto da ética, deontologia e regulamentação da profissão;
  • Demonstrar competências de capacitação para a inovação em saúde, expressas numa atitude empreendedora;
  • Orienta a sua ação empreendedora no sentido das políticas e normas nacionais e locais, desde que estas não colidam com o Código Deontológico dos enfermeiros;
  • Desenvolve a capacidade de analisar situações e de encontrar soluções integradas face à atuais necessidades em saúde, através de soluções inovadoras;
  • Aprofunda conhecimentos através do desenvolvimento de trabalho por projeto/Design Thinking Process, de seminários temáticos, de casos de sucesso, de submissão de candidaturas a financiamento;
  • Aprofunda competências em matérias de trabalho em grupo, de escrita e de comunicação.

Conteúdos programáticos

1. A transição para a vida ativa e a identidade profissional: a construção da identidade profissional;

2. Empreendedorismo: Introdução dos conceitos e apresentação de casos-exemplo de empreendedorismo;

3. Motivação, Criatividade e Inovação em saúde

4. Análise de necessidades em saúde/ação diagnóstica: projeto pessoal/profissional e ou de criação de projetos de empreendedorismo:

4.1. Criação de Projeto;

4.2. Ideia;

4.3. Modelo de Negócio;

4.4. Entrevistas de empatia;

4.5. Protótipo;

4.6. Plano de Marketing;

4.7. Atividades/Operações;

4.8. Plano de trabalho;

4.9. Equipa;

4.10. Receitas e Custos;

4.11. Investimento: Contabilidade e Impostos;

4.12. Apresentação: Preparar apresentação do projeto e PITCH;

4.13. Autoavaliação do projeto empreendedor;

5. Oportunidades de negócio: Casos de Sucesso.

6. Aspetos jurídicos da profissão: Regulamento do exercício profissional em Enfermagem.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas, promovendo a participação do estudante, através da identificação de necessidades em saúde, num processo de construção ativa e colaborativa das suas aprendizagens. Estas abordagens serão complementadas, com a participação de peritos externos e testemunhos de empreendedores de sucesso. Serão utilizadas estratégias de design thinking process, talk’s, testemunhos e formulário de candidatura a financiamento (ex: Got Talent).
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

António Ferreira
(Prof. Especialista)

Partilhar curso