Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar a diversidade, estrutura e função das biomoléculas
  • Descrever os processos químicos e metabólicos que ocorrem nos seres vivos e a sua importância
  • Analisar e interpretar dados bioquímicos relevantes para a prestação de cuidados de enfermagem
  • Diferenciar microrganismos benéficos de agentes patogénicos e caracterizar os diferentes grupos microbianos
  • Identificar as doenças causadas por agentes patogénicos, modos e fatores de transmissão, e mecanismos de resposta imunitária
  • Analisar e interpretar dados microbiológicos relevantes para a prestação de cuidados de enfermagem
  • Identificar agentes antimicrobianos e compreender métodos de esterilização, antissepsia e desinfeção com vista a um ambiente de trabalho seguro.

Conteúdos
programáticos

Bioquímica

  •  Fundamentos da Bioquímica – introdução à Bioquímica; componentes celulares e do organismo; água, sais minerais e vitaminas
  •  Biomoléculas – proteínas, lípidos, glícidos e ácidos nucleicos: conceitos, estrutura e funções 
  • Metabolismo celular – princípios de bioenergética; metabolismo de glícidos, lípidos e aminoácidos; regulação hormonal
  • Bioquímica clínica – métodos de análise; interpretação de dados

Microbiologia

  • Fundamentos da Microbiologia – introdução à Microbiologia; diversidade microbiana
  • Microrganismos – bactérias, fungos, vírus e parasitas
  • Interação hospedeiro-patógeno – mecanismos de infeção
  • Microbiologia clínica – métodos de deteção de microrganismos; interpretação de dados
  • Ação antimicrobiana - agentes antimicrobianos, técnicas de esterilização, antissepsia e desinfeção

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino seguirá um método expositivo e participativo, centrado do estudante, com aplicação de exercícios teórico-práticos e resolução de problemas e/ou casos clínicos simulados, aplicados à área científica de enfermagem e relacionados com a Bioquímica e Microbiologia, recorrendo-se ao debate, análise e discussão. Em termos metodológicos também se incluirá a preparação de temáticas específicas da unidade curricular, nomeadamente na bioquímica clínica, com analise de casos de avaliação analítica numa adaptação da metodologia “task based learning”.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Maria João Valente
(Prof.ª Doutora)

Partilhar curso