Serão dinamizadas aulas teórico-práticas, recorrendo a técnicas expositivas e participativas. Assim, serão expostos modelos conceptuais, resultados empíricos e recomendações práticas em Psicologia da Saúde, articulando com questionamento, estudos de caso e realização de atividades páticas para consolidação de conhecimentos. Será adotada a avaliação contínua, incidente na realização de um trabalho de grupo (100%), que será planeado ao longo das aulas teórico-práticas.
Os trabalhos de grupo serão avaliados com a ponderação de 60% para o Trabalho Escrito e 40% Apresentação presencial com recurso a ferramenta informática.
O estudante no final da Unidade Curricular deverá ser capaz de:
- Compreender a importância e especificidades da Psicologia da Saúde;
- Caracterizar a Psicologia da Saúde e o contributo para a prática profissional na área da saúde;
- Compreender o contributo teórico-prático da psicologia na prevenção da doença e promoção da saúde;
- Compreender os processos psicológicos envolvidos na prevenção da doença e promoção da saúde;
- Conhecer os vários campos de intervenção da Psicologia da Saúde;
- Desenvolver competências de intervenção e investigação em Psicologia da Saúde.
Nao
1. Introdução e delimitação de conceitos
Psicologia Clinica e da Saúde, Psicologia da Saúde, saúde, estilo de vida e comportamentos de saúde.
Enquadramento histórico; Teorias e modelos na Psicologia da Saúde; Focos de investigação e prática profissional. Implicações práticas.
2. Fatores psicossociais na saúde e na doença
A Promoção da saúde e a prevenção de doenças: comportamento e saúde; comportamento alimentar; exercício físico; saúde mental, comportamento aditivo.
Stress e coping: modelos conceptuais; fatores pessoais/contextuais, reações (psicofisiológicas e psiconeuroimunologia) no stress;
estilos e estratégias de coping; relações entre stress, coping, saúde e doença.
Bem-estar; qualidade de vida; religiosidade; equipa multidisciplinares em saúde; comunicação terapêutica como contributo na melhoria da qualidade de cuidados, adequada à fase desenvolvimental do cliente.
3. Compreensão e intervenção em comportamentos de saúde, comportamentos de risco e na doença
Avaliação e intervenção na Psicologia da Saúde: mudança de comportamentos de risco; promoção de comportamentos de saúde; prevenção da doença e promoção da saúde.
Trabalho de Grupo: 60.0%
Apresentação: 40.0%
Exame Teórico: 100.0%
Bennett, P., &Amp; Murphy, S. (1997). Psicologia E Promoção Da Saúde. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores.
Lazarus, R. (1966). Psychological Stress And The Coping Process. New York: Mcgraw Hill.
Leal, I., &Amp; Pais Ribeiro, J. (2021). Manual De Psicologia Da Saúde. Lisboa: Pactor.
Marks, D. F., Murray, M., &Amp; Estacio, E. V. (2018). Health Psychology: Theory, Research And Practice (5Th Edition). Sage.
Ogden, J. (2000). Psicologia Da Saúde. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores.
Pais Ribeiro, J. L. (2007). Introdução À Psicologia Da Saúde. Coimbra, Portugal: Quarteto.
Sarafino, E. P. (2008). Health Psychology: Biopsychosocial Interactions (6Th Edition). New Jersey: Wiley &Amp; Sons.
Straub, R. O. (2005). Psicologia Da Saúde. São Paulo, Brasil: Artmed Editora.
Serra, A. V. (2011). O Stress Na Vida De Todos Os Dias (3A Edição). Coimbra, Portugal: Quarteto
Trindade, I. &Amp; Teixeira, J. (2000). Psicologia Nos Cuidados De Saúde Primários. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores.
Cátia Margarida Da Cunha Marques