Serão adotadas metodologias ativas e participativas, centradas nos interesses dos estudantes, expressas na utilização de técnicas de partilha de informação, de debate e clarificação de opiniões, de valores e de atitudes e técnicas de treino de competências. Para tal, durante as sessões realizar-se-ão trabalhos de grupo, role-playing e brainstorming. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolverem um projeto de Educação para a Saúde que envolva a resolução de problemas reais através da intervenção terapêutica de osteopatia na comunidade académica.
A avaliação contínua incidirá sobre uma frequência (100%).
Em época de Exame a avaliação será realizada por meio de um exame teórico.
- Analisar modelos de Educação para a Saúde nas intervenções de decisão terapêutica;
- Integrar os determinantes da saúde em problemas prioritários;
- Diagnosticar, planear, executar e avaliar atividades de educação para a saúde em contexto de prática simulada/real;
- Reconhecer e refletir sobre o comportamento e estilo comunicacional adotado;
- Desenvolver pensamento crítico e reflexivo na análise de problemas de saúde e sua adequação às estratégias de educação para a saúde;
- Aplica o conhecimento sobre estratégias de ensino e aprendizagem nas interações com o cliente;
- Faz intervenção educativa e de aconselhamento na promoção de estilos de vida salutogénicos, eficazes para ganhos em saúde;
- Demonstra sentido ético no respeito pelos direitos de acesso à informação do cliente;
- Utiliza a criatividade na organização, planeamento, implementação e avaliação de estratégias técnico-pedagógicas;
- Mobiliza conhecimentos de diferentes unidades curriculares para atividades de educação para a saúde.
Nao
Educação para a Saúde: Teorias e modelos e sua aplicação na prática. Métodos, estratégias e recursos pedagógicos. Educação para a Saúde e Promoção da Saúde: relações e diferenças entre conceitos e implicações para o exercício profissional. Planeamento, execução e avaliação de uma atividade de Educação para a Saúde. O enfermeiro educador: papel e competências para a atualidade e futuro. A formação ao longo da vida. Teorias da comunicação: os axiomas da comunicação humana; estilos comunicacionais e barreiras à comunicação. Comportamentos e Comunicação: perfil comunicacional do enfermeiro educador. O papel do outro na interação comunicacional: implicações para a prática. Educação pelos pares.
Exame Teórico: 100.0%
Frequência: 100.0%
Príncipe, F. (2019). Transformação De Uma Escola Superior Num Contexto Promotora De Saúde: Contributos Da Pesquisa-Ação Participativa Em Saúde. Novas Edições Acadêmicas
Menoita, E. C. (2011). Formação Em Serviço: Um Contributo Para O Desenvolvimento De Competências. Coimbra: Formasau.
Laverack, G. (2008). Promoção De Saúde: Poder E Empoderamento. Loures: Lusodidacta.
Ferreira, Ó. M. R. (2005). Mudar As Práticas De Ensino-Aprendizagem Dos Estudantes Em Aulas Teóricas: Um Processo De Investigação-Ação. Loures: Lusociência.
Oliveira A. L. (2005). Educação E Formação Ao Longo Da Vida: Análise Crítica Dos Sistemas E Dispositivos De Reconhecimento E Validação De Aprendizagens E De Competências. Coimbra: Gráfica De Coimbra.
Phaneuf, M. (2005). Comunicação, Entrevista, Relação De Ajuda E Validação. Loures: Lusociência.
Programa De Monitorização E Tutorado: Oito Anos A Promover A Integração E O Sucesso Académico No Ist (2011). Lisboa: Press.
Maria Manuela Henriques Pereira Ferreira