A unidade curricular é semestral e constituída por aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais. Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e activo, recorrendo à análise de estudos de caso para melhor assimilação dos conteúdos trabalhados. Utilizar-se-á também o método demonstrativo, em que o corpo docente executa as técnicas e treina cada estudante na aplicação correta e na interpretação adequada das mesmas, enfatizando a concretização das tarefas de avaliação e intervenção osteopática pelos estudantes. Serão utilizadas estratégias de avaliação contínua e de avaliação final. A avaliação final decorrerá da realização de um teste escrito acerca dos conceitos teóricos e dos fundamentos das componentes práticas; e de uma avaliação prática abrangendo a execução das técnicas de diagnóstico e intervenção da Osteopatia estudadas. A classificação final da disciplina resulta da seguinte forma: trabalho de grupo 20%, frequências 50% (25%+25%) e teste prático 30%.
Conhecer as características do desenvolvimento fetal e as diferentes fases embrionárias;
Conhecer o processo de desenvolvimento do recém-nascido e da criança;
Identificar as competências, princípios e fundamentos da atuação do osteopata em pediatria;
Utilizar corretamente instrumentos de avaliação adequados;
Conhecer, avaliar e intervir adequadamente nas principais patologias associadas à pediatria;
Explicar de forma coerente o raciocínio clínico subjacente ao mecanismo de ação e efeitos fisiológicos das técnicas osteopáticas, nomeadamente as técnicas cranianas;
Executar corretamente os diferentes tipos de técnicas osteopáticas utilizadas em pediatria, enumerando as suasindicações e contraindicações.
Nao
Desenvolvimento fetal e fases embrionárias;
Desenvolvimento dos sentidos e movimentos do feto;
O parto e os efeitos no crânio do recém-nascido;
Fases do parto;
Indução, ventosas, fórceps, episiotomia;
Cesariana e Parto normal;
Apresentações do bebé;
Desenvolvimento do recém-nascido e criança;
Recém-Nascido e diagnóstico diferencial;
Tratamento alopático;
Diagnóstico e decisão na intervenção osteopática em pediatria;
Avaliação osteopática no bebé e criança;
Papel do osteopata no tratamento pediátrico;
Patologias nas fases do desenvolvimento humano em idade pediátrica;
Patologia respiratória;
Patologia Otorrino;
Patologia Estrutural;
Disfunções Orofaciais e Oftalmológicas;
Patologia neurológica;
Intervenção osteopática nas patologias em pediatria;
Técnicas osteopáticas funcionais e fasciais;
Importância da intervenção estrutural, sacro-craniana, craniana, visceral;
Indicações e contraindicações da Osteopatia no bebé e na criança;
Discussão de casos clínicos.
Prova Prática: 30.0%
Trabalho de Grupo: 20.0%
Frequência: 50.0%
Exame Teórico: 60.0%
Exame Prático: 40.0%
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Elisabete Morais Da Silva Lourenço