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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 5
Area Cientifica Osteopatia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4506
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Métodos de ensino

A unidade curricular é semestral e constituída por aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais. Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e activo, recorrendo à análise de estudos de caso para melhor assimilação dos conteúdos trabalhados. Utilizar-se-á também o método demonstrativo, em que o corpo docente executa as técnicas e treina cada estudante na aplicação correta e na interpretação adequada das mesmas, enfatizando a concretização das tarefas de avaliação e intervenção osteopática pelos estudantes. Serão utilizadas estratégias de avaliação contínua e de avaliação final. A avaliação final decorrerá da realização de um teste escrito acerca dos conceitos teóricos e dos fundamentos das componentes práticas; e de uma avaliação prática abrangendo a execução das técnicas de diagnóstico e intervenção da Osteopatia estudadas. A classificação final da disciplina resulta da seguinte forma: trabalho de grupo 20%, frequências 50% (25%+25%) e teste prático 30%.


Objetivos de Unidade Curricular

Conhecer as características do desenvolvimento fetal e as diferentes fases embrionárias;
Conhecer o processo de desenvolvimento do recém-nascido e da criança;
Identificar as competências, princípios e fundamentos da atuação do osteopata em pediatria;
Utilizar corretamente instrumentos de avaliação adequados;
Conhecer, avaliar e intervir adequadamente nas principais patologias associadas à pediatria;
Explicar de forma coerente o raciocínio clínico subjacente ao mecanismo de ação e efeitos fisiológicos das técnicas osteopáticas, nomeadamente as técnicas cranianas;
Executar corretamente os diferentes tipos de técnicas osteopáticas utilizadas em pediatria, enumerando as suasindicações e contraindicações.


Estagios

Nao


Programa

Desenvolvimento fetal e fases embrionárias;
Desenvolvimento dos sentidos e movimentos do feto;
O parto e os efeitos no crânio do recém-nascido;
Fases do parto;
Indução, ventosas, fórceps, episiotomia;
Cesariana e Parto normal;
Apresentações do bebé;
Desenvolvimento do recém-nascido e criança;
Recém-Nascido e diagnóstico diferencial;
Tratamento alopático;
Diagnóstico e decisão na intervenção osteopática em pediatria;
Avaliação osteopática no bebé e criança;
Papel do osteopata no tratamento pediátrico;
Patologias nas fases do desenvolvimento humano em idade pediátrica;
Patologia respiratória;
Patologia Otorrino;
Patologia Estrutural;
Disfunções Orofaciais e Oftalmológicas;
Patologia neurológica;
Intervenção osteopática nas patologias em pediatria;
Técnicas osteopáticas funcionais e fasciais;
Importância da intervenção estrutural, sacro-craniana, craniana, visceral;
Indicações e contraindicações da Osteopatia no bebé e na criança;
Discussão de casos clínicos.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Prova Prática: 30.0%

Trabalho de Grupo: 20.0%

Frequência: 50.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 60.0%

Exame Prático: 40.0%


Itens Bibliograficos

Simons, D.g., Travel, J.g.,&Amp;Simons, L.s.(2008). Dor E Disfunção Miofascial-Manual Dos Pontos Gatilho. Artmededitora Sa. São Paulo.

Brink, F.w., Thackeray, J.d.(2012). Factitious Illness—Red Flags For The Pediatric Emergency Medicine Physician.

Clinical Pediatric Emergency Medicine, 13(3).

Carreiro,J.e.(2009). An Osteopathic Approach To Children, (2Nd Edition). Edinburgh: Churchill Livingstone.

Gill,D.,O'brien, N.(2007). Paediatric Clinical Examination Made Easy. Elsevier Health Sciences.

Maddick, A.f., Feld, A.,Laurent, S.(2013). Safeguarding Children In Osteopathic Practice: Part 1: Identifying Childrenat Risk. International Journal Of Osteopathic Medicine. 05 December 2013 Doi:10.1016/J.ijosm.2013.11.001

Maddick, A.f.,Laurent, S.consent, Competence And Confidentiality For Children And Young People: Case Problemsfrom Osteopathic Practice(2012),15(3).

Sergueef, N.(2007). Cranial Osteopathy For Infants, Children And Adolescents: A Practical Handbook. Edinburgh:churchill Livingstone


Docente responsável

Elisabete Morais Da Silva Lourenço


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