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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 5
Area Cientifica Osteopatia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4509
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Métodos de ensino

Participativo e colaborativo, centrado na aprendizagem dos estudantes.

Desenvolvimento da fase empírica com acompanhamento em OT, de acordo com o Guia específico das OT.

Utilização de Problem Based learning – PBL, em tipologia OT.

Análise crítica com revisão do projeto de investigação.

Defesa pública do artigo científico perante júri constituído para o efeito.

A avaliação será operacionalizada através da apresentação escrita e oral de artigo científico (100% nota final).

Será desenvolvida em cada grupo a dinâmica de peer feedback, na identificação dos contributos de cada elemento para o artigo, conjuntamente com o orientador.


Objetivos de Unidade Curricular

-      Analisar criticamente diferentes tipos de desenhos de investigação, tipos de amostragem, tipos e instrumentos de medida;

-      Discutir os conceitos de validade interna e externa;

-      Realizar a colheita de dados, de acordo com a estratégia definida;

-      Organizar, analisar e interpretar os dados de investigação;

-      Analisar artigos de investigação;

-      Definir os princípios éticos da investigação e o papel das comissões de ética;

-      Analisa criticamente o planeamento do projeto de investigação elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Investigação I;

-      Demonstra capacidade crítica sobre os aspetos éticos da investigação;

-      Desenvolve o trabalho de campo;

-      Analisa e interpreta os achados da investigação;

-      Apresenta os resultados da investigação, sua discussão e respetivas conclusões;

-      Elabora o relatório sob a forma de artigo.


Estagios

Nao


Programa

1 - Análise crítica do projeto de Investigação

2 - Fase Empírica:

- Recolha e Tratamento dos dados

- Organização e codificação da informação

- Análise quantitativa: Estatística descritiva e inferencial

- Análise Qualitativa: análise de conteúdos

- Descrição, interpretação e discussão dos resultados.

3 - Organização, apresentação e defesa de monografia

4 – Princípios na elaboração relatório de investigação

5 - Princípios na elaboração de artigo científico


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Artigo Científico: 100.0%


Itens Bibliograficos

Bardin, L. (2011). Análise De Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Fortin, M., Côté, J. &Amp;  Filion, F. (2009). Fundamentos E Etapas Do Processo De Investigação. Loures: Lusodidacta

Hicks, C. M. (2006). Métodos De Investigação Para Terapeutas Clínicas: Concepção De Projetos De Aplicação E Análise. (3ªed.). Loures: Lusociência.

Latimer, J. (2005). Investigação Qualitativa Avançada Para Enfermagem. Lisboa: Instituto Piaget.

Pestana, M. H. &Amp; Gageiro, J. N. (2003). Análise De Dados Para Ciências Sociais: A Complementaridade Do Spss. (3ª Ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Ramalho, A. (2005). Manual Redacção De Estudos E Projectos De Revisão Sistemática Com E Sem Metanálise: Estrutura Funções E Utilização Na Investigação Em Enfermagem. Coimbra: Formasau.

Streubert, H. &Amp; Carpenter, D. R. (2002). Investigação Qualitativa Em Enfermagem. Loures: Lusociência.


Docente responsável

Henrique Lopes Pereira


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