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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 4
Area Cientifica Saúde
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4467
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Métodos de ensino

Os temas serão trabalhados com recurso a método expositivo, com participação ativa dos estudantes na discussão de cada tema, sendo que as questões avaliativas, nomeadamente os testes de função, serão desenvolvidos de modo prático em aulas demonstrativas. A avaliação será realizada através de duas frequências (50% cada).


Objetivos de Unidade Curricular

- Compreender o conceito de atividade física e o modo como é caracterizada;

- Conhecer os princípios da bioenergética e associar o exercício à noção de dispêndio energético;

- Associar os conceitos de capacidade funcional, reserva do consumo de oxigénio eVO2max;

- Identificar os fatores limitadores do VO2max e da capacidade funcional;

- Identificar os aspetos metabólicos associados ao exercício físico;

- Identificar as principais adaptações induzidas pelo exercício;

- Avaliação da capacidade funcional;

- Princípios metodológicos da reeducação ao esforço.


Estagios

Nao


Programa

- Homeostasia;

- Bioenergética;

- Sistemas de ressíntese de ATP;

- -Sistema fosfato de creatina;

 Glicólise e glicogenólise;

- Oxidação celular do piruvato;

- Cadeia de transporte de eletrões;

- Lípidos e aminoácidos como substratos energéticos;

- Vias metabólicas do exercício;

- Conceito de VO2max;

- Conceito de LANA;

- Respostas fisiológicas ao exercício;

- Avaliação da capacidade funcional;

- Contraindicações da avaliação da capacidade funcional;

- Avaliação da força e potência musculares;

- Avaliação da flexibilidade


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

2ª Frequência: 50.0%

1ª Frequência: 50.0%


Itens Bibliograficos

Armstrong, R. B., Warren, G. L., &Amp; Warren, J. A. (1991). Mechanisms Of Exercise-Induced Muscle Fibre Injury. Sportsmedicine, 12(3), 184-207.
Bouchard, C., Shephard, R. J., &Amp; Stephens, T. (1993). Physical Activity, Fitness, And Health: Consensus Statement (Pp.61-84). Human Kinetics.
Brown, S. P., Miller, W. C., &Amp; Eason, J. M. (2006). Exercise Physiology - Basis Of Human Movement In Health And Disease.wilkins Lippincom Williams.
Mcardle, W. D., Katch, F. I., &Amp; Katch, V. L. (1994). Exercise Physiology - Energy, Nutrition, &Amp; Human Performance(6Th.). Lippincom Williams &Amp; Wilkins.
Nagi, D. (2006). Exercise And Sport In Diabetes. Prac1Cal Diabetes International (2Nd Ed., Vol. 23). John Wiley &Amp; Sons Ltd. Wilmore, J. H., &Amp; Costill, D. L. (1994). Physiology Of Sport And Exercise. Human Kinetics


Docente responsável

Márcio Luís Pinto Domingues


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