A metodologia de ensino é prática em contexto real de trabalho, com supervisão do orientador. A avaliação será realizada pelo Orientador, de acordo com grelha de avaliação constante de um contrato de aprendizagem efetuado no início da unidade curricular, onde serão expressas as necessidades de formação na área onde decorre a aprendizagem e as propostas de processos para as obter. Esta aquisição é supervisionada pelo docente da escola, que garante o bom funcionamento deste processo, contribuindo para uma boa relação Orientador-estudante. O aluno deverá realizar um relatório final de estágio de carácter reflexivo e com um estudo de caso de geriatria, avaliado pelo docente responsável pela unidade curricular. A classificação final da disciplina resulta da seguinte forma: Instrumento de Avaliação Final de Estágio 70% e Relatório de Estágio 30%.
˗ Demonstrar conhecimentos das matérias lecionadas relacionando-os com casos clínicos.
˗ Desenvolver um comportamento profissional com base nos padrões de prática e nos princípios éticos e deontológicos da profissão, respeitando as regras de higiene e segurança em prática clínica.
˗ Demonstrar competências de relação com o utente, família e outros profissionais de saúde. Desenvolver a capacidade de diagnóstico osteopático holístico.
˗ Executar a globalidade das técnicas osteopáticas estruturais, viscerais e cranianas, com supervisão, atentando aos
aspectos ergonómicos.
˗ Proceder a avaliação e intervenção osteopática supervisionada de utentes, em particular nas áreas da geriatria e no desporto.
˗ Demonstrar uma gradual compreensão do holismo na abordagem osteopática ao utente.
Sim
O Estágio III é um estágio cumulativo orientado para a intervenção holística do Osteopata nos domínios estrutural, visceral e craniano, nomeadamente na abordagem à área geriátrica e da prática desportiva. Este estágio deverá, de acordo com o local em que se o aluno se encontre, abranger a maioria dos conteúdos programáticos lecionados nas unidades curriculares que o precedem, nomeadamente: Anatomia e fisiologia humana aplicadas; Biomecânica e fisiologia articular; Patologia, fisiopatologia e psiconeuroimunologia; Conduta ética e deontológica, higiene e segurança na prática clínica; Processo clínico do utente: história clínica, medicação, nutrição e meios complementares de diagnóstico; A prática de osteopatia em contexto clínico, nomeadamente em geriatria e na prática desportiva, e a comunicação com outros agentes; Diagnóstico e tratamento osteopático em contexto clínico, particularmente na intervenção em geriatria e em praticantes de diferentes modalidades desportiva.
Relatório de Estágio : 30.0%
Instrumento de Avaliação Final: 70.0%
A Definir Em Cada Local, Com Base Nas Necessidades Específicas. Toda A Bibliografia Específica De Cada Unidade Curricular Do Curso, Aplicável À Área De Intervenção Do Local Do Estágio.
Márcio Luís Pinto Domingues