A metodologia de ensino é prática em contexto real de trabalho, com supervisão do orientador. A avaliação será realizada pelo Orientador, de acordo com grelha de avaliação constante de um contrato de aprendizagem efetuado no início da unidade curricular, onde serão expressas as necessidades de formação na área onde decorre a aprendizagem e as propostas de processos para as obter. Esta aquisição é supervisionada pelo docente da escola, que garante o bom funcionamento deste processo, contribuindo para uma boa relação Orientador-estudante. O aluno deverá realizar um relatório final de estágio de carácter reflexivo e com um estudo de caso relacionado com um atleta de uma modalidade desportiva, avaliado pelo docente responsável pela unidade curricular. A classificação final da disciplina resulta da seguinte forma: nota de estágio 70% e relatório de estágio 30%.
˗ Demonstrar conhecimentos das matérias já lecionadas, relacionando-os com casos clínicos.
˗ Utilizar adequadamente recursos das tecnologias de informação e comunicação no registo da entrevista e história clínica dos utentes.
˗ Desenvolver um comportamento profissional com base nos padrões de prática e nos princípios éticos e deontológicos da profissão, respeitando as regras de higiene e segurança em prática clínica.
˗ Desenvolver competências de relação com o utente, família e outros profissionais de saúde.
˗ Desenvolver a capacidade de diagnóstico osteopático estrutural. Executar as técnicas osteopáticas estruturais com supervisão.
- Proceder a avaliação e intervenção osteopática supervisionada, de utentes com patologia do foro músculo-esquelético.
Sim
O Ensino Clínico II é um estágio essencialmente orientado para a intervenção do Osteopata no domínio estrutural,
nomeadamente na abordagem à área da prática desportiva. Este estágio deverá, de acordo com o local em que se o aluno se encontre, abranger a maioria dos conteúdos programáticos lecionados nas unidades curriculares que o
precedem, nomeadamente: Anatomia e fisiologia humana aplicadas; Biomecânica e fisiologia articular; Patologia,
fisiopatologia e psiconeuroimunologia; Conduta ética e deontológica, higiene e segurança na prática clínica; Processo clínico do utente: história clínica, medicação, nutrição e meios complementares de diagnóstico; A prática de osteopatia em contexto clínico, nomeadamente no desporto, e a comunicação com outros agentes; Diagnóstico e tratamento osteopático estrutural em contexto clínico, particularmente na intervenção em praticantes de diferentes modalidades desportivas.
Instrumento de Avaliação Final: 70.0%
Relatório de Estágio: 30.0%
A Definir Em Cada Local, Com Base Nas Necessidades Específicas. Toda A Bibliografia Específica De Cada Unidade Curricular Do Curso, Aplicável À Área De Intervenção Do Local Do Estágio.
Márcio Luís Pinto Domingues