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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 5
Area Cientifica Osteopatia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4493
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Métodos de ensino

A metodologia de ensino é prática em contexto real de trabalho, com supervisão do orientador. A avaliação será realizada pelo Orientador, de acordo com grelha de avaliação constante de um contrato de aprendizagem efetuado no início da unidade curricular, onde serão expressas as necessidades de formação na área onde decorre a aprendizagem e as propostas de processos para as obter. Esta aquisição é supervisionada pelo docente da escola, que garante o bom funcionamento deste processo, contribuindo para uma boa relação Orientador-estudante. O aluno deverá realizar um relatório final de estágio de carácter reflexivo e com um estudo de caso, avaliado pelo docente responsável pela unidade curricular. A classificação final da disciplina resulta da seguinte média aritmética ponderada: Instrumento de Avaliação Final 70% e relatório de estágio 30%.


Objetivos de Unidade Curricular

Demonstrar conhecimentos das matérias já leccionadas, relacionando-os com casos clínicos. Utilizar adequadamente recursos das TICs no registo da entrevista e história clínica dos utentes acompanhados. Demonstrar conhecimentos básicos de patologia fisiopatologia, farmacologia, nutrição, imagiologia e análises clínicas. Demonstrar conhecimento global da realidade do Osteopata. Desenvolver um comportamento com base nos padrões de prática e nos princípios éticos e deontológicos da profissão, respeitando as regras de higiene e segurança em prática clínica. Desenvolver competências de relação com o utente, família e outros profissionais. Relacionar os dados da avaliação com um possível diagnóstico. Executar técnicas osteopáticas estruturais já lecionadas.


Estagios

Sim


Programa

O Ensino Clínico I é um estágio de introdução global á profissão que, se possível, permita ao estudante contactar com várias realidades e áreas de intervenção da Osteopatia. Este estágio deverá, de acordo com o local em que se o aluno se encontre, abranger a maioria dos conteúdos programáticos lecionados nas unidades curriculares que o precedem, nomeadamente: Anatomia e fisiologia humana aplicadas; Biomecânica e fisiologia articular; Patologia e fisiopatologia humanas; Processo clínico do utente: história clínica, medicação, nutrição e meios complementares de diagnóstico; Primeiro contacto com a prática de osteopatia em contexto clínico e primeiro contacto com o utente, família e outros profissionais; Primeiras noções de avaliação e tratamento osteopático estrutural em contexto clínico; Conduta ética e deontológica, higiene e segurança na prática clínica.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Relatório Crítico: 30.0%

Instrumento de Avaliação Final: 70.0%


Itens Bibliograficos

A Definir Em Cada Local, Com Base Nas Necessidades Específicas. Toda A Bibliografia Específica De Cada Unidade Curricular Do Curso, Aplicável À Área De Intervenção Do Local De Ensino Clínico.


Docente responsável

Márcio Luís Pinto Domingues


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