Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Osteopatia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4482
Partilhar curso

Métodos de ensino

Esta unidade curricular é de carácter teórico e teórico prático, o que permite que os alunos adquiram competências de raciocínio orientado para a resolução de problemas. Serão utilizados métodos expositivo e ativo, utilizando estudos de caso para melhor assimilação dos conteúdos trabalhados. A avaliação desta UC será efetuada com recurso a um teste escrito teórico e à apresentação de trabalho de grupo acerca do processo de entrevista clínica simulada. A classificação final da disciplina resulta da seguinte média aritmética ponderada: Trabalho de grupo com apresentação 100%.


Objetivos de Unidade Curricular

Reconhecer a importância da observação clínica, da entrevista e do registo da anamnese em Osteopatia;

Utilizar os conhecimentos já adquiridos para realizar uma anamnese que sirva como base para a elaboração do raciocínio osteopático.


Estagios

Nao


Programa

A importância da observação clínica na consulta de osteopatia;

Objetivos e importância da entrevista, da história clínica e dos registos em osteopatia;

Integração dos meios complementares de diagnóstico na formulação do diagnóstico osteopático;

Fatores biológicos, psicológicos, emocionais e espirituais e sua relação com o estado de saúde individual;

Semiologia e sintomatologia associados ao diagnóstico e clínica osteopática.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Trabalho de Grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

Carrió, B. I. Entrevista Clínica: Habilidades De Comunicação Para Profissionais De Saúde. Porto Alegre: Artmed, 2012. Greenman, P. (2006). Princípios Da Medicina Manual (2Nd Ed.). São Paulo: Editora Manole. Silverman, J. Kurtz, S. Draper, J. (2005) Skills For Communicating With Patients (2Nd Ed). Oxford: Radcliffe Publishing. Greenman, P.e. (2001). Princípios Da Medicina Manual. São Paulo: Manole.

Douglas, G. Nicol, F. And Robertson C. (2005). Macleod's Clinical Examination (11Th Edition). Edinburgh: Elsevier, Churchill Livingstone. Chila, A. Fitzgerald, M. (Eds) (2010). Foundations For Osteopathic Medicine (3Rd Ed). Lippincott Williams &Amp; Wilkins, Philadelphia. Petty, N. J. (2007). Exame E Avaliação Neuro-Músculo-Esquelética: Um Manual Para Terapeutas (3A Ed.). Loures: Lusodidacta


Docente responsável

Márcio Luís Pinto Domingues


Partilhar curso