Nesta unidade curricular será utilizado o método expositivo com estímulo à participação ativa dos estudantes, promovendo a conexão dos conteúdos teóricos à prática profissional. Além disso, será utilizada o método problem-based learning (PBL), uma abordagem centrada nos estudantes, em que eles aprendem sobre um assunto trabalhando em grupos para resolver um problema aberto. Será também estimulada a capacidade de pesquisa dos estudantes, além de leitura e discussão de artigos científicos, textos e documentos oficiais nacionais e internacionais relacionados aos componentes curriculares.
A avaliação será realizada com recurso a frequências teóricas e um trabalho de grupo, contribuindo as primeiras em 70% e o segundo em 30% para a nota final da unidade curricular.
Desenvolver a consciência da importância da nutrição na promoção de saúde, bem como da redução da morbidade e mortalidade.
Promover conhecimentos sobre alimentação, de modo que o estudante adquira conhecimentos essenciais sobre nutrição e alimentação, noção de constituintes alimentares, do processo digestivo e da alimentação saudável ao longo do ciclo de vida.
Capacitar o estudante e futuro profissional de conhecimentos sobre diferentes necessidades nutricionais em casos especiais do ciclo de vida, como a gravidez, aleitamento e em situações de doença e agravo à saúde.
Reconhecer padrões e guias alimentares baseados em práticas saudáveis.
Nao
Introdução à Nutrição e Alimentação. Conceitos gerais de alimentação e nutrição.
Estado nutricional do indivíduo: Avaliação do estado nutricional, necessidades e recomendações nutricionais.
Estudo dos nutrientes e suas funções no organismo: macronutrientes e micronutrientes. Fisiologia do trato gastrointestinal.
Nutrientes e fontes alimentares. Nutrição funcional. Suplementação nutricional.
Instrumentos de educação alimentar. Padrão alimentar saudável. Roda dos alimentos, pirâmides e guias alimentares.
Comportamentos alimentares. Dieta mediterrânica e outros padrões alimentares em Portugal e no mundo. Fatores regionais e socioculturais.
Necessidades nutricionais ao longo do ciclo de vida. Nutrição de gestantes e lactantes, crianças e adolescentes, adultos e idosos.
Nutrição na doença. Interação fármaco-nutriente. Alimentação em condições específicas de saúde: Alergias e intolerâncias alimentares, diabetes, doenças crónicas não-transmissíveis, obesidade, osteoporose, cancro.
2ª Frequência: 35.0%
Trabalho de Grupo: 30.0%
1ª Frequência: 35.0%
Exame Teórico: 100.0%
Manhan, K. L., Raymond, J. L. (2018). Krause: Alimentos, Nutrição E Dietoterapia (14ª Ed.). São Paulo: Elsevier.
Sawaya, A.l., Leandro, C.g., Waitzberg, D. (2018). Fisiologia Da Nutrição Na Saúde E Na Doença: Da Biologia Molecular Ao Tratamento (2ª Ed.) São Paulo: Atheneu.
Ilsi Brasil (2019). Alimentos Funcionais E Compostos Bioativos: Ciência, Avaliação E Consumo. São Paulo: Ilsi Brasil
Esc Scientific Document Group (2021). Esc Guidelines On Cardiovascular Disease Prevention In Clinical Practice. European Heart Journal, Volume 42, Issue 34, 7 September 2021, Pages 3227–3337, Https://Doi.org/10.1093/Eurheartj/Ehab484
Cosentino, F., Grant, P., Aboyans, V., Bailey, C., Ceriello, A., &Amp; Delgado, V. Et Al. (2019). 2019 Esc Guidelines On Diabetes, Pre-Diabetes, And Cardiovascular Diseases Developed In Collaboration With The Easd. European Heart Journal, 41(2), 255-323, Https://Doi.org/10.1093/Eurheartj/Ehz486
Bowen, K., Sullivan, V., Kris-Etherton, P., &Amp; Petersen, K. (2018). Nutrition And Cardiovascular Disease —Na Update. Current Atherosclerosis Reports, 20(2). Doi: 10.1007/S11883-018-0704-3.
Tânia Marisa Da Silva Santos