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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Tecnologias De Diagnóstico E Terapêutica
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4489
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Métodos de ensino

A metodologia de ensino seguirá um método expositivo e participativo para a componente teórica, centrado no estudante, integrando a necessidade futura do conhecimento dos conteúdos descritos, permitindo assim uma melhor compreensão dos mesmos. Serão apresentados casos clínicos que permitirão uma participação ativa dos estudantes nas aulas, de forma a facilitar a compreensão dos conteúdos, da sua importância para a prática profissional, o tornará a aprendizagem mais focada nas necessidades. A avaliação contínua será composta por uma frequência escrita com cotação total de 70% e um relatório individual laboratorial de 30%.


Objetivos de Unidade Curricular

- Conhecer o conceito de semiologia analítica;
- Correlacionar os resultados analíticos (clínico-laboratoriais) com a informação clínica dos doentes;
- Compreender a utilidade clínica dos diferentes parâmetros analíticos, aplicando os conhecimentos no diagnóstico e monitorização das diferentes patologias;
- Utilizar a terminologia médica na comunicação interdisciplinar;
- Avaliar e interpretar casos clínicos, identificar e selecionar os perfis analíticos mais adequados a cada caso clínico.


Estagios

Nao


Programa

- Conceito de Semiologia Analítica;

- Dados analíticos e interpretação de resultados valores de referência, variabilidade analítica (biológica, inter/intra-indivíduo);

- Diagnóstico laboratorial em Bioquímica: alterações da função hepática, dislipidemias, diabetes, alterações da tiroide e paratiroide, alterações da função renal;

- Diagnóstico laboratorial em Hematologia: hemograma- alterações e critérios de interpretação, anemias, hemoglobinopatias;

- Diagnóstico laboratorial em Microbiologia: Infeção – conceito, sinais, sintomas, mecanismos de defesa, diagnóstico e abordagem laboratorial;

- Infeção Bacteriana. Infeção Vírica. Infeção do trato urinário;

- Estudo de casos clínicos referentes aos temas abordados: diagnóstico e abordagem laboratorial.

- Visita a um laboratório de análises clínicas e/ou de investigação clínica.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Frequência: 70.0%

Trabalho Individual: 30.0%


Itens Bibliograficos

Guia Prático De Análises Clínicas (2004), 1ª Edição, Climepsi;

General Medical Semiology Guide Part I (2019), 1Th Edition, Elsevier;

Gould’s Pathophysiology For The Health Professions (2022) 7Nd Edition, Elsevier;

Bates’ Guide To Physical Examination And History Taking (2017) 20Nd Edition, Wolters Kluwer;

Pathophysiology – Concepts Of Human Diseases (2019) Pearson Education;

Interpretação De Exames Laboratoriais (2019) 10Nd Edition, Guanabara Koogan.


Docente responsável

Isabel Sofia Dias Da Silva


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