Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Psicologia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4713
Partilhar curso

Métodos de ensino

Serão dinamizadas aulas teórico-práticas, recorrendo a técnicas expositivas e participativas. Assim, serão expostos modelos conceptuais, resultados empíricos e recomendações práticas em Psicologia da Saúde, articulando com questionamento, estudos de caso e realização de atividades páticas para consolidação de conhecimentos. Será adotada a avaliação contínua, incidente na realização de um trabalho de grupo (100%), que será planeado ao longo das aulas teórico-práticas. Procura-se que os estudantes adquiram conhecimentos através de uma aprendizagem baseada em projetos e do trabalho em equipa. Utilizar-se-á estratégias de avaliação por pares e de feedback da turma.

Os trabalhos de grupo serão avaliados com a ponderação de 60% para o Trabalho Escrito e 40% Apresentação presencial com recurso a ferramenta informática.


Objetivos de Unidade Curricular

O estudante no final da Unidade Curricular deverá ser capaz de:

-    Compreender a importância e especificidades da Psicologia da Saúde;

-    Caracterizar a Psicologia da Saúde e o contributo para a prática profissional na área da saúde;

-    Compreender o contributo teórico-prático da psicologia na prevenção da doença e promoção da saúde;

-    Compreender os processos psicológicos envolvidos na prevenção da doença e promoção da saúde;

-    Conhecer os vários campos de intervenção da Psicologia da Saúde;

-    Desenvolver competências de intervenção e investigação em Psicologia da Saúde.


Estagios

Nao


Programa

1. Introdução e delimitação de conceitos

Psicologia Clinica e da Saúde, Psicologia da Saúde, saúde, estilo de vida e comportamentos de saúde.

Enquadramento histórico; Teorias e modelos na Psicologia da Saúde; Focos de investigação e prática profissional. Implicações práticas.

2. Fatores psicossociais na saúde e na doença

A Promoção da saúde e a prevenção de doenças: comportamento e saúde; comportamento alimentar; exercício físico; saúde mental, comportamento aditivo.

Stress e coping: modelos conceptuais; fatores pessoais/contextuais, reações (psicofisiológicas e psiconeuroimunologia) no stress;

estilos e estratégias de coping; relações entre stress, coping, saúde e doença.

Bem-estar; qualidade de vida; religiosidade; equipa multidisciplinares em saúde; comunicação terapêutica como contributo na melhoria da qualidade de cuidados, adequada à fase desenvolvimental do cliente.

3. Compreensão e intervenção em comportamentos de saúde, comportamentos de risco e na doença

Avaliação e intervenção na Psicologia da Saúde: mudança de comportamentos de risco; promoção de comportamentos de saúde; prevenção da doença e promoção da saúde.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Trabalho de Grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

Ayers, S. &Amp; Visser, R. (2021). Psychology For Medicine &Amp; Healthcare (3Rd Ed.). London: Sage. 

Bennett, P., &Amp; Murphy, S. (1997). Psicologia E Promoção Da Saúde. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores.

Lazarus, R. (1966). Psychological Stress And The Coping Process. New York: Mcgraw Hill.

Leal, I., &Amp; Pais Ribeiro, J. (2021). Manual De Psicologia Da Saúde. Lisboa: Pactor.

Marques, C., Silva, A.d., &Amp; Taveira, M.c. (2017). Valores Como Preditores Da Satisfação Com A Vida Em Jovens. Psico-Usf, 22, 207-215. Doi: 10.1590/1413-82712017220202

Marks, D. F., Murray, M., &Amp; Estacio, E. V. (2018). Health Psychology: Theory, Research And Practice (5Th Edition). Sage.

Ogden, J. (2019). Health Psychology (6Th). London: Mcgraw Hill.

Pais Ribeiro, J. L. (2007). Introdução À Psicologia Da Saúde. Coimbra, Portugal: Quarteto.

Sarafino, E. P. (2008). Health Psychology: Biopsychosocial Interactions (6Th Edition). New Jersey: Wiley &Amp; Sons.

Serra, A. V. (2011). O Stress Na Vida De Todos Os Dias (3A Edição). Coimbra, Portugal: Quarteto

Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica E Relação De Ajuda. Lisboa: Lidel.

Silva, A.d., Taveira, M.c., Marques, C., &Amp; V. Gouveia (2015). Satisfaction With Life Scale Among Adolescents And Young Adults In Portugal: Extending Evidence Of Construct Validity. Social Indicators Research, 120, 309-318. Doi 10.1007/S11205-014-0587-9.


Docente responsável

Cátia Margarida Da Cunha Marques


Partilhar curso