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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 4
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4733
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Métodos de ensino

Metodologia expositiva e interativa no desenvolvimento das aulas teóricas. Metodologia demonstrativa e interativa nas
aulas de tipologia teórico-prática, facilitadoras de aprendizagem baseada em problemas, e da educação para a
compreensão através de um planeamento educacional baseado em cenários clínicos. Metodologias mais ativas nas
aulas Orientação Tutorial pela aprendizagem baseada em casos e projetos que visam o desenvolvimento de
competências experimentais, reflexivas e críticas. Recurso à plataforma de e-learning para o estudo orientado,
discussão e reflexão. Para a avaliação de trabalhos de grupo será utilizado o peer feedback.
Avaliação contínua= Frequência (50%) + Trabalho de grupo-estudo de caso (50%). Os estudantes podem optar por
exame final.


Objetivos de Unidade Curricular

Conhecer, compreender, aplicar, analisar e ser capaz de sintetizar os fundamentos e conceções teóricas da fisioterapia
na promoção da saúde para interpretar as componentes de estruturas e funções do corpo, atividades participação e
dos fatores contextuais, na população em geral e em populações de risco;
Demonstrar capacidade de avaliar o indivíduo, de planear abordagens baseadas na evidência e centradas no cliente no
âmbito da educação para a saúde, pelo ensino e aconselhamento dos indivíduos ou comunidades, visando a
prevenção dos problemas secundários;
Interpretar programas e projetos existentes nacionais e internacionais, avaliando necessidades individuais e dos
grupos, seus padrões/diagnóstico; pelo planeamento e implementação de medidas que afetem as pessoas e o
ambiente no sentido da promoção da saúde.


Estagios

Nao


Programa

Fundamentos e conceções teóricas da Promoção da Saúde (Definição de Promoção da Saúde: Perspetivas internacionais, nacionais e locais;

A Fisioterapia e a Promoção da Saúde;

Comportamentos individuais e saúde;

Ambiente e saúde;

Identificação de necessidades individuais e dos grupos;

Indicadores; Medidas de resultados;


Estratégias de intervenção da Fisioterapia individuais e em grupos: Atividade física e exercício; Ergonomia;

Ensino e aconselhamento;

Fisioterapia em Grupo: Princípios; métodos de ensino e aprendizagem; Treino e demonstração em
sala de aula; Empoderamento, doenças crónicas e incapacidade;

Programas e projetos nacionais e internacionais (Avaliação de necessidades): Organização; Desenho e
implementação; Implementação dos projetos na comunidade ao longo do ciclo vital.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Frequência: 50.0%

Trabalho de Grupo: 50.0%


Itens Bibliograficos

Mccorry, L.k., &Amp; Mason, J. (2017). Communication Skills For The Healthcare Professional, (1St Ed.). Lippincott Willians &Amp;
Wilkins, Filadélfia.
Tomás Mt. (2017). O Papel Do Fisioterapeuta Na Promoção Da Atividade Física. Rev Factores Risco; Http://Www.spc.pt
/Spc/Publicacoes/Rfr-Edicao.aspx
Pinto, J., Cruz, J., Pinho, T., &Amp; Marques, A. (2020). Health-Related Physical Fitness Tests In Portuguese Children.
Children And Youth Services Review 117 Https://Doi.org/10.1016/J.childyouth.2020.105279
Torres-Parada, M., Marey-López, J., Balboa-Barreiro, V., &Amp; Vivas, J. (2021). Hombro Doloroso Postictus: Estudio
Epidemiológico Y Análisis Asistencial En El Área Sanitaria De La Coruña. Fisioterapia. Https://Authors.elsevier.com
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Domingues, M. (2016). Actividade Física E Gravidez, Lisboa: Chiado Editora.
Domingues, M. (2018). Diabetic Peripheral Neuropathy And Neurodynamics. International Physical Medicine And
Rehabilitation Journal, 3(1), 56-57. Doi: 10.15406/Ipmrj.2018.03.00075


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