Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 4
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4741
Partilhar curso

Métodos de ensino

Metodologia expositiva e interativa no desenvolvimento das aulas teóricas. Metodologia demonstrativa e interativa nas aulas de tipologia teórico-prática. E finalmente, metodologias mais ativas nas aulas Prática e Laboratoriais para o desenvolvimento de competências experimentais. Irão se aplicadas metodologia de aprendizagem baseada em problemas, e da educação para a compreensão através de um planeamento educacional baseado em cenários de aprendizagem significativos (simulação) nas aulas de práticas laboratoriais. Recurso à equipamentos de biofeedback para a prática com discussão e reflexão com recurso método de peer feedback na melhoria da prática em contexto clínico simulado.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Explorar o controle motor pelas técnicas de intervenção os mecanismos de processamento sensorial, os componentes do sistema sensorial somático e as bases fisiológicas da dor, visão e audição;
  • Aprofundar o impacto da intervenção por biofeedback como agente promotor de controlomotor em contexto clínico simulado;
  • Compreender as técnicas de intervenção em diferentes tipos de dor, mecanismos e processos;
  • Aplicar técnicas de modulação da dor em contexto clínico simulado;
  • Compreender as técnicas de intervenção em diferentes tipos de disfunção vestibular, mecanismos e sistema integrado;
  • Aplicar técnicas de intervenção em disfunções do sistema vestibular;
  • Compreender a evidência tecnologias de diagnóstico como modelo de avaliação atual para a intervenção em fisioterapia;


Estagios

Nao


Programa

  • Técnicas de controlo motor com suporte de equipamento em biofeedback;
  • Técnicas manuais para modelação da dor com prática baseada na evidência e suporte tecnológico para otimização de resultados;
  • Técnicas de estimulação vestibular como prática baseada na evidência e suporte de equipamento em biofeedback visando a melhor coordenação;
  • Tecnologias de diagnóstico como modelo de avaliação e intervenção nos resultados em fisioterapia;


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%

Avaliação Contínua

Frequência: 50.0%

Prova Prática: 50.0%


Itens Bibliograficos

Pfeufer, D., Gililland, J., Böcker, W., Kammerlander, C., Anderson, M., Krähenbühl, N., &Amp; Pelt, C. (2019). Training With Biofeedback Devices Improves Clinical Outcome Compared To Usual Care In Patients With Unilateral Tka: A Systematic Review. Knee Surgery, Sports Traumatology, Arthroscopy.

Yassin, M. M., Saber, A. M., Saad, M. N., Said, A. M., &Amp; Khalifa, A. M. (2021). Developing A Low-Cost, Smart, Handheld Electromyography Biofeedback System For Telerehabilitation With Clinical Evaluation. Medicine In Novel Technology And Devices.

Pereira, C. M. M., Do Vale, J. D. S. P., De Oliveira, W. P., Da Silva Pinto, D., Cal, R. V. R., De Azevedo, Y. J., &Amp; Bahmad Jr, F. (2020). Aquatic Physiotherapy: A Vestibular Rehabilitation Option. Brazilian Journal Of Otorhinolaryngology.

Hayward, S. A., &Amp; Janssen, J. (2018). Use Of Thoracic Ultrasound By Physiotherapists: A Scoping Review Of The Literature. Physiotherapy, 104(4), 367-375.


Partilhar curso