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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Opcional
Codigo da Cadeira 4756
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Métodos de ensino

Metodologia expositiva e interativa no desenvolvimento das aulas teóricas. Metodologia demonstrativa e interativa nas aulas de tipologia teórico-prática, onde os estudantes em grupo vão desenvolver um projeto de intervenção na área da fisioterapia em Saúde Ocupacinal. Nas aulas de tipologia de seminário serão convidados peritos para partilha de experiências e aprofundamento de conhecimentos.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Definir e contextualizar Fisioterapia em Saúde Ocupacional em diferentes contextos;
  • Identificar o papel do Fisioterapeuta em Saúde Ocupacional;
  • Desenhar planos de intervenção para Saúde Ocupacional em diferentes tipos de população ao longo do ciclo da vida;
  • Construir planos de intervenção e de autogestão ao longo do processo de reabilitação;
  • Descrever os principais tipos de mecanismos de risco em Saúde Ocupacional;
  • Estruturar e aplicar sistemas avaliativos de acordo com a condição clínica;
  • Estruturar e aplicar planos de intervenção nas incapacidades associadas à Saúde Ocupacional;
  • Planeamento e implementação de programas de prevenção de disfunções em diferentes populações e contextos de Saúde Ocupacional;
  • Desenvolver competências ao nível do pensamento crítico e de resolução de problemas, assim como as competências comunicacionais, colaborativas, de adaptação e resiliência, bem como ao nível da iniciativa e da criatividade


Estagios

Nao


Programa

  • Fisioterapia em Saúde Ocupacional: definição e contextualização;
  • O Papel do Fisioterapeuta em Saúde Ocupacional;
  • Planos de intervenção para Saúde Ocupacional em diferentes contextos do mundo do trabalho;
  • Planos de intervenção e de autogestão ao longo do processo de reabilitação;
  • Tipos de mecanismos de risco em Saúde Ocupacional;
  • Estratégias avaliativas de acordo com a condição clínica;
  • Planos de intervenção nas incapacidades associadas à Saúde Ocupacional;
  • Desenvolvimento de competências ao nível do pensamento crítico e de resolução de problemas, assim como as competências comunicacionais, colaborativas, de adaptação e resiliência, bem como ao nível da iniciativa e da criatividade;


Métodos de Avaliação

Exame Final

Exame: 100.0%

Avaliação Contínua

Apresentação e Discussão: 30.0%

Trabalho de Grupo - Poster : 70.0%


Itens Bibliograficos

Reho, T. T., Atkins, S. A., Talola, N., Viljamaa, M., Sumanen, M. P., &Amp; Uitti, J. (2019). Frequent Attenders In Occupational Health Primary Care: A Cross-Sectional Study. Scandinavian Journal Of Public Health, 47(1), 28-36.

Prall, J., &Amp; Ross, M. (2019). The Management Of Work-Related Musculoskeletal Injuries In An Occupational Health Setting: The Role Of The Physical Therapist. Journal Of Exercise Rehabilitation, 15(2), 193.

Holtermann, A., Straker, L., Lee, I. M., Van Der Beek, A. J., &Amp; Stamatakis, E. (2020). Long Overdue Remarriage For Better Physical Activity Advice For All: Bringing Together The Public Health And Occupational Health Agendas.

Babatunde, F., Macdermid, J., &Amp; Macintyre, N. (2017). Characteristics Of Therapeutic Alliance In Musculoskeletal Physiotherapy And Occupational Therapy Practice: A Scoping Review Of The Literature. Bmc Health Services Research, 17(1), 1-23.


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