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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Opcional
Codigo da Cadeira 4754
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Métodos de ensino

Metodologia expositiva e interativa no desenvolvimento das aulas teóricas. Metodologia demonstrativa e interativa nas aulas de tipologia teórico-prática, onde os estudantes em grupo vão desenvolver um projeto de intervenção na área da fisioterapia em Saúde Mental. Nas aulas de tipologia de seminário serão convidados peritos para partilha de experiências e aprofundamento de conhecimentos.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Definir e contextualizar Fisioterapia em Saúde Mental em diferentes contextos;
  • Identificar o papel do Fisioterapeuta em Saúde Mental;
  • Desenhar planos de intervenção para Saúde Mental em diferentes tipos de população ao longo do ciclo da vida;
  • Construir planos de intervenção e de autogestão ao longo do processo de reabilitação;
  • Descrever os principais tipos de mecanismos de risco em Saúde Mental;
  • Estruturar e aplicar sistemas avaliativos de acordo com a condição clínica;
  • Estruturar e aplicar planos de intervenção nas incapacidades associadas à Saúde Mental;
  • Planeamento e implementação de programas de prevenção de disfunções em diferentes populações e contextos de Saúde mental;
  • Desenvolver competências ao nível do pensamento crítico e de resolução de problemas, assim como as competências comunicacionais, colaborativas, de adaptação e resiliência, bem como ao nível da iniciativa e da criatividade;


Estagios

Nao


Programa

  • Fisioterapia em Saúde Mental: definição e contextualização;
  • O Papel do Fisioterapeuta em Saúde Mental;
  • Planos de intervenção para Saúde Mental em diferentes tipos de população ao longo do ciclo da vida;
  • Planos de intervenção e de autogestão ao longo do processo de reabilitação;
  • Tipos de mecanismos de risco em Saúde Mental;
  • Estratégias avaliativas de acordo com a condição clínica;
  • Planos de intervenção nas incapacidades associadas à Saúde Mental;
  • Implementação simulada de programas de prevenção de disfunções em diferentes populações e contextos de Saúde Mental: Propostas de prática Baseada em Evidência Em Saúde Mental – casos clínicos.
  • Desenvolvimento de competências ao nível do pensamento crítico e de resolução de problemas, assim como as competências comunicacionais, colaborativas, de adaptação e resiliência, bem como ao nível da iniciativa e da criatividade.


Métodos de Avaliação

Exame Final

Exame: 100.0%

Avaliação Contínua

Trabalho de Grupo - Poster : 70.0%

Apresentação e Discussão: 30.0%


Itens Bibliograficos

Andrew, E., Briffa, K., Waters, F., Lee, S., &Amp; Fary, R. (2019). Physiotherapists' Views About Providing Physiotherapy Services To People With Severe And Persistent Mental Illness: A Mixed Methods Study. Journal Of Physiotherapy.

Hemmings, L., &Amp; Soundy, A. (2020). Experiences Of Physiotherapy In Mental Health: An Interpretative Phenomenological Analysis Of Barriers And Facilitators To Care. Physiotherapy.

Higgins, R., &Amp; Gray, H. (2020). Barriers And Facilitators To Student Physiotherapists’ Use Of Psychological Interventions In Physiotherapy Practice. Physiotherapy.

Probst, M. (2017). Physiotherapy And Mental Health. Clinical Physical Therapy. Lee, S., Waters, F., Briffa, K., &Amp; Fary, R. E. (2017). Limited Interface Between Physiotherapy Primary Care And People With Severe Mental Illness: A Qualitative Study. Journal Of Physiotherapy, 63(3)


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