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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 8
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4719
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Métodos de ensino

Metodologia expositiva e interativa no desenvolvimento de aulas teóricas. Metodologia demonstrativa e interativa nas aulas de tipologia teórico-prática. E, finalmente, metodologias mais ativas nas aulas de Prática Laboratorial para o desenvolvimento de competências experimentais. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas e a educação para a compreensão serão aplicadas através de planeamento educativo baseado em cenários significativos de aprendizagem (simulação) em aulas de prática laboratorial. Utilização da plataforma de e-learning para estudo, discussão e reflexão guiadas. Para a avaliação, será utilizado um feedback entre pares.

Avaliação contínua = Frequência (60%) + Prova Prática (40%). Os estudantes podem optar por realizar exame final.


Objetivos de Unidade Curricular

Compreender o toque terapêutico no processo de avaliação de fisioterapia;

Descrever e identificar as estruturas anatómicas necessárias ao desempenho das técnicas de avaliação e intervenção na área da fisioterapia musculoesquelética;

Adquirir domínio da terminologia relacionada com os conceitos abordados, pela demonstração de capacidade para descrever, adequar e realizar os métodos/técnicas de avaliação em fisioterapia musculoesquelética;

Adquirir destreza motora para a avaliação e execução de técnicas da fisioterapia aplicada à fisioterapia musculoesquelética;

Capacitar para registos detalhados e precisos com referenciais nas técnicas de avaliação e intervenção específicas da fisioterapia musculoesqueléticas;

Capacitar para instrumentos de medida, ferramentas de apoio à tomada de decisão em fisioterapia musculoesquelética.


Estagios

Nao


Programa

Exame/avaliação em fisioterapia musculoesquelética e a sua relação com o modelo da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF como modelo integrativo);

Exame/avaliação subjetiva especifica em fisioterapia musculoesquelética, com inclusão de dados sócio demográficos, história social, crescimento e desenvolvimento, meio ambiente, estado de saúde geral, hábitos sociais/saúde, história médico/cirúrgica, condições atuais/principais queixas, estado de saúde funcional e nível de atividade, medicação, outros testes;

Exame objetivo específico em fisioterapia musculoesquelética, testes e medidas.

Integridade articular e mobilidade: movimentos articulares recreativos, performance muscular;

Dor;

Postura: alinhamento postural e posicionamento estático e dinâmico;

Amplitude de movimento, extensibilidade e flexibilidade de tecidos moles;

Registo instrumentos de medida de apoio à tomada de decisão em fisioterapia musculoesquelética.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Prova Prática: 40.0%

Frequência: 60.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 60.0%

Exame Prático: 40.0%


Itens Bibliograficos

Daley, D., Payne, P., Galper, J., Cheung, A., Deal,L., Despres, M., Garcia ,J., Kistner, F., Mackenzie, N., Perry, T., Richards, C.&Amp; Escorpizo, P. (2021) Clinical Guidance To Optimize Work Participation After Injury Or Illness: The Role Of Physical Therapists. Journal Of Orthopaedic &Amp; Sports Physical Therapy
Kendall, F. P., Mccreary, E. K., &Amp; Provance, P. (2005). Muscles Testing And Function, With Posture And Pain. Baltimor: Lippincott Williams And Wilkins.
O’sullivan, S., Schmitz S. B.&Amp; Fulk, J. (2019). Fisioterapia: Avaliação E Tratamento. Pennsylvania, United States: F.a. Davis Company
Petty, N., &Amp; Ryder, D. (2018). Neuromusculoskeletal Examination And Assessment – A Handbook For Therapists (Physiotherapy Essentials). Elsevier.
Pinto, J., Cruz, J, Pinho, T.&Amp; Marques, A (2020) “Health-Related Physical Fitness Tests Of Children And Adolescents In Portugal”. Children And Youth Services Review, Vol. 117 (2020), Pp 1-8.


Docente responsável

Sara Palos Souto De Miranda


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