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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 5
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4743
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, em momentos de orientação tutorial através da aplicação da técnica de PBL uniformizada através de guia orientador a facultar a docentes e estudantes. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de apresentação escrita e oral. Defesa pública do Projeto de Investigação perante júri constituído para o efeito


Objetivos de Unidade Curricular

  • Conhecer as etapas do processo de investigação;
  • Analisar os diferentes tipos de investigação, suas finalidades, procedimentos, vantagens e limitações;
  • Compreender as ferramentas e métodos para desenvolver estudos científicos;
  • Valorizar a complementaridade das abordagens qualitativa, quantitativa e participativa na investigação científica;
  • Sustentar as tomadas de decisão na melhor evidência científica;
  • Apresenta um projeto de investigação;
  • Demonstra conhecimento sobre as etapas do processo de investigação, tipos de estudo e metodologias de investigação;
  • Avalia criticamente artigos científicos em fisioterapia;
  • Estrutura o projeto de investigação centrado no problema formulado, respeitando todas as etapas do mesmo;
  • Planeia a fase conceptual e metodológica da investigação;
  • Justifica as opções adotadas em cada etapa do processo de investigação;
  • Define estratégias para construção de uma proposta de projeto de investigação em grupo


Estagios

Nao


Programa

  • Fases do processo de investigação.
  • A formulação do problema de investigação.
  • Os objetivos, as questões e/ou as hipóteses de Investigação.
  • Paradigmas de investigação: Investigação Qualitativa, Quantitativa e Investigação-ação participativa.
  • Características dos métodos. Críticas à sua abordagem.
  • Desenho de Investigação: elementos do desenho de investigação; métodos de amostragem; erro amostral; Representatividade da amostra; Instrumentos e Método de recolha de dados; princípios de medida. Níveis de medida.
  • Vantagens da medição de variáveis. O processo de mensuração das variáveis. Etapas da recolha de dados. Modos de abordagem: observação; diário campo; entrevista; narrativas; inquérito; questionário; Focus group; Worldcafé.
  • Ética em investigação científica


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de investigação: 60.0%

Frequência: 40.0%

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%


Itens Bibliograficos

Bardin, L. (2019). Análise De Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Grove, S.k., &Amp; Gray, J.r. (2018). Understanding Nursing Research Building An Evidence-Based Practice (7ªed.). United States: Elsevier

Ribeiro, G.m. (2018). Novo Manual De Investigação. Lisboa: Contraponto Vilelas, J. (2017). Investigação: O Processo De Construção Do Conhecimento. 2ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.

Glasper, A., &Amp; Rees, C. (2017). Nursing And Healthcare Research At A Glance. Oxford: Wiley Blackwell.

Vilelas, J. (2020). Investigação: Processo De Construção Do Conhecimento. 3ª. Lisboa. 457 P.

Wright, M. T., &Amp; Kongats, K. (2018). Participatory Health Research: Voices From Around The World. 1ª. Basileia, 278 P. Isbn 978-3-319-92176-1

Ramalingam,T.a. &Amp; Kumar,N.s. (2019) Essentials Of Research Methodology For All Physiotherapy And Allied Health Science Studants.new Dehli: Jaypee Brothers Medical Publishers


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