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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 5
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4751
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Métodos de ensino

Metodologia expositiva e interativa no desenvolvimento das aulas teóricas. Metodologia demonstrativa e interativa nas aulas de tipologia teórico-prática. E finalmente, metodologias mais ativas nas aulas Prática e Laboratoriais para o desenvolvimento de competências experimentais. Irão se aplicadas metodologia de aprendizagem baseada em problemas, e da educação para a compreensão através de um planeamento educacional baseado em cenários de aprendizagem significativos (simulação) nas aulas de práticas laboratoriais. Recurso à plataforma de e-learning para o estudo orientado, discussão e reflexão. Para a avaliação será utilizado o peer feedback


Objetivos de Unidade Curricular

  • Compreender as principais políticas de saúde nacionais e internacionais e fundamentos da organização;
  • Distinguir os conceitos de família, saúde familiar, comunidade, saúde pública, saúde comunitária;
  • Analisar as conceções de saúde/doença que influenciam o movimento e funcionalidade e os determinantes de saúde da pessoa, família, grupo e comunidade;
  • Compreender os modelos e estratégias de intervenção em contexto comunitário, com enfâse nos programas de proteção, promoção da saúde desenvolvimento social e prevenção da doença;
  • Aplicar instrumentos de avaliação e intervenção familiar a partir de modelos adaptados à área da fisioterapia;
  • Intervir com prática de fisioterapia centrada no utente/grupo e/ou familiares em todas as fases do processo de fisioterapia envolvendo todos os stakholders do processo de tomada de decisão;
  • Compreender o potencial de saúde da pessoa/família/comunidade, através da otimização do trabalho adaptativo, colaborativo e em rede com impacte no movimento e funcionalidade;


Estagios

Nao


Programa

  • Conceitos Fundamentais.
  • Organização e Funcionamento dos Cuidados de Saúde Primários.
  • Políticas de Saúde.
  • Plano Nacional de Saúde e Programas Nacionais de Saúde Prioritários;
  • Determinantes de saúde e níveis de prevenção.
  • A saúde em Portugal e no mundo: indicadores e metas;
  • Modelos e Instrumentos de Avaliação e Intervenção familiar e comunitária;
  • Promoção e proteção da saúde e a gestão da doença ao longo do ciclo vital do indivíduo e da família com influência no movimento e funcionalidade;
  • Estrutura função e processos da família: Tipologia familiar, Ciclo vital da família, transições normativas e não normativas da família, Instrumentos de avaliação familiar;
  • Intervenção da fisioterapia centrada no utente/grupo e/ou familiares em todas as fases do processo de fisioterapia envolvendo todos os stakeholders do processo de tomada de decisão;
  • Planeamento em saúde: conceção e desenvolvimento de projetos de intervenção comunitária para promover o movimento e funcionalidade


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 50.0%

Prova Prática: 50.0%

Exame Final

Exame: 100.0%


Itens Bibliograficos

Ferreira, Manuela; Pereira, Catarina; Rodrigues M. João; Paiva, Mariana; Arrojado, Vania, Figueiredo, M. Henriqueta (2020). Ganhos Em Saúde Familiar Sensíveis Ao Modelo Dinâmico De Avaliação/ Intervenção Familiar. Revista De Investigação E Inovação Em Saúde. 2020. Vol.3(2), 7-20. Disponível Em Https://Doi.org/10.37914/Riis.v3I2.84

Figueiredo, M. (2013). Modelo Dinâmico De Avaliação E Intervenção Familiar: Uma Abordagem Colaborativa Em Enfermagem De Família. Loures: Lusociência.

Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica E Relação De Ajuda. Lisboa: Lidel Edições Técnicas Ldª. Watzlawick, P., Beavin, J. &Amp; Jackson, D. D. (2002). Pragmática Da Comunicação Humana: Um Estudo Dos Padrões Patologias E Paradoxos De Interação. São Paulo: Cultrix.


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