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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 5
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4717
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Métodos de ensino

Metodologia expositiva e interativa no desenvolvimento das aulas teóricas permite que através da metodologia demonstrativa e interativa nas aulas de tipologia teórico-prática, aplicadas por aprendizagem baseada em problemas, permitem a educação e compreensão dos conceitos para fundamentar um planeamento nas UC de estratégias de intervenção em fisioterapia I, II e III. Avaliação contínua = 1ª Frequência (50%) + 2ª Frequência (50%).


Objetivos de Unidade Curricular

Aplicar os princípios da fisiologia do exercício à prática clínica para promover a capacidade de exercício e a funcionalidade dos indivíduos;

Conhecer os efeitos da atividade física e exercício em condições especiais de temperatura e pressão;

Compreender as diferentes adaptações locais e sistémicas induzidas pelo movimento agudo e/ou repetido no tempo, em diferentes populações, e a sua aplicabilidade terapêutica, preventiva e de melhoria do rendimento físico, e a fronteira existente entre o aumento de funcionalidade e a patologia orgânica induzida pelo exercício físico;

Compreender as limitações orgânicas impostas pelo envelhecimento biológico e por diferentes doenças/patologias;

Entendera e prever as alterações agudas e crónicas motivadas pelos diferentes tipos de exercício e de treino físico nos vários órgãos e sistemas, analisando essas alterações quer numa perspetiva de saúde e bem-estar, quer numa perspetiva de aumento de funcionalidade em programas de exercício físico específico.


Estagios

Nao


Programa

Introdução à Fisiologia do Exercício: exercício no ciclo da vida;

Bioenergética e exercício físico agudo, contínuo vs. intermitente; Malefícios e benefícios do exercício físico;

Fisiologia da fadiga: fadiga muscular e fatores condicionantes do rendimento;

Mecanismos de produção e consumo de energia;

Os sistemas neuromuscular, respiratório, cardiovascular e adaptações ao exercício: efeitos da pressão nos sistemas muscular respiratório e circulatório;

Exercício físico em pessoas com e em risco de desenvolver condições cardiovasculares, respiratórias, neurológicas, músculo-esqueléticas e metabólicas;

Teoria e metodologia do treino da força, da flexibilidade e da reeducação sensoriomotora;

Atividade física regular, em diferentes populações e seus efeitos na saúde e na longevidade; Impacto e controlo de tarefas motoras repetitivas;

Ergometria e avaliação funcional para o exercício;

Avaliação antropométrica e da composição corporal;

Prescrição de exercício físico em diferentes populações.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

2ª Frequência: 50.0%

1ª Frequência: 50.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%


Itens Bibliograficos

American College Of Sports Medicine. (2014). Guidelines For Exercise Testing And Prescription. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams &Amp; Wilkins.

Boreham, C. (2010). The Physiology Of Training. Churchill Livingstone, Elsevier, Uk.

Chicharro, J. L. Et Al (2006). Actualizaciones En Fisiologia Del Ejercicio 2006. Afs, Madrid. 199 P.

Jones, Davison, R.; Bromley, P.; Mercer, T. (2011). Sport And Exercise Physiology Testing Guidelines. Routledge Taylor And Francis Group, London - England.

Pinto, J., Cruz, J., Pinho, T.&Amp; Marques, A. (2020) “Health-Related Physical Fitness Tests Of Children And Adolescents In Portugal”. Children And Youth Services Review, Vol. 117 (2020), Pp 1-8.

Powers, S.k., &Amp; Howley, E.t. (2017). Fisiologia Do Exercício. Teoria E Aplicação Ao Condicionamento E Ao Desempenho (9ª Ed.). Editora Manole

Thow, M.; Graham, K.&Amp; Lee. C. (2013). The Healthy Hearth Book. Human Kinetics Publishers, Lippincott - Usa.


Docente responsável

Maria Da Conceição Sanina Graça


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