Metodologia expositiva e interativa no desenvolvimento das aulas teóricas permite que através da metodologia demonstrativa e interativa nas aulas de tipologia teórico-prática, aplicadas por aprendizagem baseada em problemas, permitem a educação e compreensão dos conceitos para fundamentar um planeamento nas UC de estratégias de intervenção em fisioterapia I, II e III. Avaliação contínua = 1ª Frequência (50%) + 2ª Frequência (50%).
Aplicar os princípios da fisiologia do exercício à prática clínica para promover a capacidade de exercício e a funcionalidade dos indivíduos;
Conhecer os efeitos da atividade física e exercício em condições especiais de temperatura e pressão;
Compreender as diferentes adaptações locais e sistémicas induzidas pelo movimento agudo e/ou repetido no tempo, em diferentes populações, e a sua aplicabilidade terapêutica, preventiva e de melhoria do rendimento físico, e a fronteira existente entre o aumento de funcionalidade e a patologia orgânica induzida pelo exercício físico;
Compreender as limitações orgânicas impostas pelo envelhecimento biológico e por diferentes doenças/patologias;
Entendera e prever as alterações agudas e crónicas motivadas pelos diferentes tipos de exercício e de treino físico nos vários órgãos e sistemas, analisando essas alterações quer numa perspetiva de saúde e bem-estar, quer numa perspetiva de aumento de funcionalidade em programas de exercício físico específico.
Nao
Introdução à Fisiologia do Exercício: exercício no ciclo da vida;
Bioenergética e exercício físico agudo, contínuo vs. intermitente; Malefícios e benefícios do exercício físico;
Fisiologia da fadiga: fadiga muscular e fatores condicionantes do rendimento;
Mecanismos de produção e consumo de energia;
Os sistemas neuromuscular, respiratório, cardiovascular e adaptações ao exercício: efeitos da pressão nos sistemas muscular respiratório e circulatório;
Exercício físico em pessoas com e em risco de desenvolver condições cardiovasculares, respiratórias, neurológicas, músculo-esqueléticas e metabólicas;
Teoria e metodologia do treino da força, da flexibilidade e da reeducação sensoriomotora;
Atividade física regular, em diferentes populações e seus efeitos na saúde e na longevidade; Impacto e controlo de tarefas motoras repetitivas;
Ergometria e avaliação funcional para o exercício;
Avaliação antropométrica e da composição corporal;
Prescrição de exercício físico em diferentes populações.
2ª Frequência: 50.0%
1ª Frequência: 50.0%
Exame Teórico: 100.0%
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Maria Da Conceição Sanina Graça