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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 7
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4740
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Métodos de ensino

Metodologia expositiva e interativa no desenvolvimento de aulas teóricas. Metodologia demonstrativa e interativa nas aulas de tipologia teórico-prática. E, finalmente, metodologias mais ativas nas aulas de Prático e Laboratórios para o desenvolvimento de competências experimentais. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas e a educação para a compreensão serão aplicadas através de planeamento educativo baseado em cenários significativos de aprendizagem (simulação) em aulas de prática laboratorial


Objetivos de Unidade Curricular

  • Adquirir conhecimentos no âmbito dos princípios da intervenção da fisioterapia cardiorrespiratória e respetivos níveis de evidência associados à prática;
  • Adquirir conhecimentos no estabelecimento de objetivos a curto e longo prazo;
  • Planear intervenções em fisioterapia na área cardio-respiratória;
  • Aplicar as técnicas de intervenção de fisioterapia cardiovascular e respiratória;
  • Mobilizar conhecimentos científicos e técnicos para resolver problemas de forma a tomar decisões e fundamentar as mesmas, face a situações de intervenção de fisioterapia em utentes com disfunção cardiovascular e/ou respiratória ou em risco de as desenvolver;


Estagios

Nao


Programa

  • Diferentes técnicas de fisioterapia cardiovascular e respiratória: e técnicas respiratórias (ACBT), drenagem autogénica (DA), técnicas de expiração forçada, tosse/huffing assistidos, respiração diafragmática controlada, respiração lábios semi cerrados, empilhamento de ar autónomo ou assistido - breath and stacking, inspiração máxima e lenta, com apneia tele-inspiratória e técnicas expiratórias lentas (ELTGL e ELPr);
  • Definição dos objetivos a curto e a longo prazo na intervenção a atingir com o doente com condição cardiorrespiratória;
  • Compreensão os efeitos do posicionamento corporal;
  • Diferentes técnicas de higiene brônquica, alívio de dispneia, conservação de energia e treino respiratório;
  • Estratégias de adaptação dos sistemas cardiovascular e respiratório ao esforço


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%

Avaliação Contínua

Frequência: 60.0%

Prova Prática: 40.0%


Itens Bibliograficos

  • Frownfelter, D. &Amp; Dean, E. (2012). Cardiovascular And Pulmonary Physical Therapy: Evidence And Practice (5ª Ed.). Missouri: Mosby.
  • Kacmarek, R. M., Stoller, J. K. &Amp; Heuer, A. H. (2016). Egan’s Fundamentals Of Respiratory Care (11 Ed.). Missouri: Mosby.
  • Main, E. &Amp; Denehy, L. (2016). Cardiovascular And Pulmonary Physical Therapy – Adults And Pediatrics. Edinburgh: Elsevier.
  • Nohrman, D. E. &Amp; Heller, L. J. (2013) Cardiovascular Physiology (8ª Ed.). New York: Mcgraw-Hill Education/Medical.
  • Marques, A., Oliveira, A., Machado, A., Jácome, C., Cruz, J., Pinho, T, Hall. A., Alvelos, H., &Amp; Brooks, D. (2019).
  • Cardiorespiratory Physiotherapy As A Career Choice – Perspective Of Students And Physiotherapists In Portugal.
  • Physiotherapy Theory And Practice 35 Https://Doi.org/10.1080/09593985.2018.1469059


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